20 quilos a menos e duas maratonas tiraram Arlei do sedentarismo

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Beneficiário chegou aos 147 quilos e resolveu mudar de vida; meta é eliminar 30 quilos até o final do ano

Ser dono de uma lanchonete pode ser tentador e até um pouco difícil para manter bons hábitos. Mas não para Arlei Tadeu Vera, participante do ‘Peso Saudável’ – grupo terapêutico do Departamento de Medicina Preventiva, da Unimed Catanduva. Arlei já eliminou 20 quilos e pretende eliminar mais dez até o final deste ano.

Beneficiário da operadora, Arlei contou que a mudança de hábito começou em outubro de 2018, após chegar aos 147 quilos na balança. Com um filho pequeno, ele quis ser um bom exemplo. “A minha saúde não estava boa. Além de estar acima do peso, minha pressão arterial começou a alterar e fiquei preocupado”, disse.

Em novembro, ele contratou o plano Unimed e, desde então, participa do programa na Medicina Preventiva. “Quando vim fazer o plano, me falaram da Medicina Preventiva e fui conhecer. Me informei, marquei um exame médico e comecei a fazer o acompanhamento”, completou.

Desde então, Arlei adotou um novo estilo de vida e o sedentarismo ficou no passado. Ao passar pela equipe multidisciplinar, a sua saúde começou a responder positivamente, ele ganhou mais ânimo e descobriu uma nova paixão: a corrida. O convite foi feito pela educadora física Cíntia Marques Leal.

“Quando veio a oportunidade não imaginava que estaria correndo ou participando do grupo, cheguei a duvidar. A primeira prova foi uma superação. Consegui e depois já participei da segunda. Sempre estou em busca de novas conquistas e desafios”, disse.

Antes de entrar para o Grupo de Corrida da Unimed, Arlei passou por um processo de acompanhamento na Medicina Preventiva, com foco em treinos aeróbicos e circuito funcional. Além disso, houve melhora no seu equilíbrio e até a sua pressão arterial passou a normalizar. O convite para correr veio de forma natural e o seu primeiro circuito de cinco quilômetros foi uma surpresa para os profissionais da Medicina Preventiva.

Para a educadora física, Arlei superou as adversidades e teve muita força de vontade. “Quando ele chegou aqui alguns quilos acima do peso, estava sem consciência corporal e tinha o equilíbrio afetado. Mas, esteve sempre muito focado. Já na primeira corrida, fui para acompanhar e fiquei para trás. Ele é dedicado e é gratificante ver essa evolução”, disse Cíntia.

A coordenadora da Medicina Preventiva, Virgínia Bicudo Grandisoli Guardia, elogiou o foco de Arlei, que seguiu todos os trabalhos propostos pela equipe. “Para nós, é uma vitória verificar esse trabalho feito internamente com uma equipe multidisciplinar. É a maior certeza de que trabalhamos com propósitos positivos, que levam a pessoa a ter consciência e mudança de comportamento e nos leva a crer que estamos no caminho certo”, disse.

Importante ressaltar que o vínculo do paciente com a Medicina Preventiva é contínuo. Os profissionais estão sempre em contato com o beneficiário, com retornos bimestrais, trimestrais, semestrais e anuais, dependendo da evolução de cada um.

Medicina Preventiva

A Medicina Preventiva oferece um tratamento completo para quem quer ter hábitos mais saudáveis. A unidade conta com uma equipe multidisciplinar formada por médicos, enfermeiras, nutricionista e psicóloga.

O primeiro contato é feito com o médico que, após o diagnóstico clínico, encaminha para os profissionais de saúde. Depois, segue o trabalho com nutricionista e psicóloga e, em seguida, após avaliações, o(a) beneficiário(a) é encaminhado ao grupo.

Os grupos disponíveis são: Grupo Peso Saudável Adulto, Grupo Peso Saudável Infantil, Grupo Melhor Idade, Grupo Antitabagismo, Grupo Depressão e Ansiedade. Informações: (17) 3531-3140.

Fotos: Créditos Unimed Catanduva.