Vencedor do Prêmio Multishow 2016 na categoria Música do Ano, por “Maria de Vila Matilde” – na gravação de Elza Soares -, e indicado ao Prêmio APCA 2016 pelo CD “Golpe de Vista”, Douglas Germano apresenta seu terceiro álbum, “Escumalha”, nesta quinta, 19, no Sesc Catanduva. O show acontece a partir das 20h15, no Quiosque e tem entrada grátis.
Germano teve suas composições registradas por Juçara Marçal, Criolo, Fabiana Cozza, Grupo Fundo de Quintal e Metá Metá, entre muitos outros.
“Escumalha” é o terceiro álbum da carreira de Douglas. O trabalho marca a estreia da sua parceria com o letrista Aldir Blanc. O samba de Douglas Germano é golpe ágil de faca que corta na carne para dissecar os ossos de um Brasil de fraturas sociais expostas a cada alvorecer. Escumalha retrata com crueza a sina de Maria, João e José na lida diária com as mazelas de um país cuja paga é o açoite, como o sambista denuncia entre os roncos das cuícas que pontuam Chapa (Douglas Germano, 2019).
Músicas como Marcha de Maria (Douglas Germano, 2000) se enquadram nessa moldura rústica que evoca a crueza do Poema tirado de uma notícia de jornal (Manuel Bandeira, 1974), ponto de partida para a criação do conceito do disco.
No ritmo de sambas como Vil malandrão (Douglas Germano e Kiko Dinucci, 2016), o sambista baixa no terreiro – repleto de referências de signos afro-brasileiros em Àgbá (Douglas Germano, 2018) – para catar flores em terreno baldio, dando à palavra aos sem-voz, às vezes com verniz poético, como em Insignificâncias (Douglas Germano e João Poleto, 2014).Serviço:DOUGLAS GERMANO com Show Escumalha
Dia 19, quinta, 20h15.
Quiosque do Sesc Catanduva
Grátis. Classificação Indicativa: 14 anos.
Link de vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=iL8njZ3ixM8