Balanço epidemiológico aponta para 12 novos casos positivos de dengue, de uma só vez, esta semana, em Catanduva. A partir dos diagnósticos, a Secretaria Municipal de Saúde faz uma constatação: as vítimas adoeceram em bairros com maior concentração de larvas. O apontamento leva em conta o Levantamento do Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) deste mês.
Nessa remessa de exames, houve confirmações de casos de dengue no Parque Iracema, Vila Soto, Solo Sagrado, São Francisco, Parque Flamingo, Bom Pastor, Eldorado e Pachá. Os bairros com vítimas de dengue aparecem no levantamento com índices que chegam a 4,47% de infestação larvária. O aceitável pela Organização Mundial de Saúde é de 1%.
“O resultado do Liraa confirma a incidência de casos. Frente a essa situação, é preciso fortalecer as ações com a participação da população”, ressalta Daniela Bellucci, diretora de Vigilância em Saúde.
O http://revistadestac.com.br/wp-content/uploads/2017/07/close-de-diversas-pessoas-dando-as-maos-scaled-1.jpg foi apresentado na reunião mensal da Sala de Situação, que monitora o avanço do Aedes na cidade, na manhã desta quinta-feira, dia 17. A partir dos dados coletados, a EMCAa (Equipe Municipal de Combate ao Aedes aegipti) vai direcionar ações de combate ao mosquito nessas regiões.
Diante do cenário, a secretaria alerta a população para os riscos da doença e pede a colaboração de todos na eliminação de criadouros. Além disso, a pasta reforça a importância de que os munícipes recebam os agentes de endemias em suas casas para as devidas vistorias.
Boletim
Dados atualizados de dengue apontam para 2.464 casos positivos de dengue, desde o começo do ano. Outros 67 exames estão em investigação.
Imagem: Divulgação/Emcaa