Moacir Gadotti, André Gravatá e Eduardo Benetti falam sobre a Importância da Escuta
Nesta quarta, dia 23, o Sesc Catanduva realiza a Roda de Conversa Ciclo Educar Hoje – A Importância Da Escuta. Participam desta mesa de debate grandes uma grande referência na área da Educação no país, Moacir Gadotti, filósofo e pedagogo; André Gravatá, poeta e educador e um convidado local, Eduardo Silva Benetti, pedagogo e educador físico, docente da rede municipal da educação infantil de Catanduva desde 2008. A ação faz parte do Programa Curumim, do Sesc São Paulo, e propõe a reflexão para uma educação centrada no ser e em sua multidimensionalidade. O encontro acontece dia 23, quarta, 19h30 às 21h30, no Ginásio e tem entrada grátis. As inscrições podem ser feitas por meio do e-mail: [email protected]
O evento, este ano, traz como tema a Importância da Escuta e sugere a ideia de que, ao garantir o espaço de Fala se requer, necessariamente, mirar também para a outra ponta – a Escuta. A escuta direciona nosso olhar, promove e viabiliza bons encontros com o outro por meio do diálogo. O escutar pressupõe vontade, determinação, um direcionamento intencional e ativo, o que permite estar no mundo não solitariamente, mas acompanhados.
Um dos integrantes do debate é Moacir Gadotti. Filósofo e pedagogo, doutor em Ciências da Educação pela Universidade de Genebra, Doutor Honoris Causa pela UFRJ, foi professor de História e Filosofia da Educação na UNICAMP e nas Universidades Católicas de São Paulo e de Campinas. Atualmente é professor aposentado pela Universidade de São Paulo e Presidente de Honra do Instituto Paulo Freire.
André Gravatá é mais jovem. Poeta e educador, é autor do livro Inadiável e coautor do Volta ao mundo em 13 escolas. É um dos criadores da Virada Educação e do Jornal das Miudezas. Apaixonado pela poesia que nasce no cotidiano, caminha muito por São Paulo para escutar palavras, lampejos e a cada dia reaprender a ler o mundo.
O convidado local é Eduardo Silva Benetti. Formado em Pedagogia e Educação Física, com pós-graduação em Neurociências – Ensino e Aprendizagem e Jogos e Brincadeiras na Educação é docente da rede municipal da educação infantil de Catanduva desde 2008. Fundador e responsável pelo projeto social: Cidadania Marcial que acontece nas dependências de uma academia particular e atende crianças e adolescentes de regiões periféricas do município. É Presidente do Grupo de Poesia Guilherme de Almeida. Autor do livro Poemas soturnos para tardes tristes, obteve destaque poético em 2014 de Fortaleza/ CE. É membro da Academia de Letras de Valparaíso – Chile.
A mediação do encontro fica por conta de Mariani Gasperini Nunes Bernardes, formada em Educação Física com licenciatura plena pela Universidade Estadual de Maringá. Especialista em Gestão de Pessoas pelo Centro Universitário Senac SP. Atuou como professora do ensino público de educação infantil e fundamental na cidade de Maringá – PR. Atua como monitora de esportes e técnica de referência dos programas Espaço de Brincar, Curumim, Trabalho Social com Idosos e Educação para Sustentabilidade no Sesc Catanduva.