Fuztasi Coletivo Multimídia promove série de sessões gratuitas no café cultural Menina Chita, das 20 às 22h
Estreia neste sábado (23/11), em Rio Preto, a videodança “Sentimentos Privados em Lugares Públicos”, do Fuztasi Coletivo Multimídia. Interpretado pela atriz e bailarina Andrea Capelli, o trabalho mistura o movimento da cidade ao movimento do corpo e ao vídeo.
A videodança será exibida das 20 às 22 horas, no café cultural Menina Chita, localizado na Vila Santa Cruz. Haverá sessões a cada vinte minutos, seguidas de bate-papos com os integrantes do coletivo. A entrada é gratuita.
Na obra, dirigida por Jef Telles, uma mulher tem a sua vida comparada à trajetória de um rio, que segue seu curso canalizado, “esmagado” pelo concreto, provocando reflexões acerca da condição humana, sua precariedade e finitude.
As cenas para a videodança foram gravadas no dia 20 de outubro, um domingo, durante uma intervenção urbana que teve a duração de nove horas e meia. Em um exaustivo percurso pelos canteiros centrais da avenida Alberto Andaló, o coletivo partiu do pontilhão da rodovia Washington Luís, seguindo em direção ao centro da cidade.
O projeto tem direção audiovisual e edição de Guilherme Di Curzio. A direção de arte é de Léo Bauab e a produção, de Daniela Honório.
A obra conta com a participação dos músicos João Bolzan e Mauricio Zacarias, além de Andressa Maria, Ane Carolina, Leticia Banzatto, Leticia Nascimento, Murilo Gussi, Ramires Felix e Savio D’Agostino. Vinicius de Barros Santos faz uma participação especial e Pedro Junior Martins é assistente de produção. Fernando Macaco é operador de câmera e assistente de fotografia.
“Sentimentos Privados em Lugares Públicos” encerra a trilogia “Locomoções”, iniciada com “Corpo/Lentes”, de 2018, espetáculo performativo que une a dança com o vídeo, e “Urbanidades”, videoarte lançada neste ano, unindo a cidade com a dança.
A obra também marca oficialmente o nascimento do coletivo Fuztasi, fundado por Andrea Capelli e Guilherme Di Curzio, que se apresenta como um agrupamento de artistas com pesquisa focada na fusão das linguagens da dança e do audiovisual.
O projeto foi um dos selecionados pelo Prêmio Nelson Seixas 2019, da Prefeitura de Rio Preto, por meio da Secretaria Municipal de Cultura. A proposta foi vencedora na modalidade Dança.
Serviço:
‘Sentimentos Privados em Lugares Públicos’, do Fuztasi Coletivo Multimídia. Sábado (23/11), das 20h às 22h, no café cultural Menina Chita (rua Capitão João Gomide, 133, Vila Santa Cruz) – São José do Rio Preto/SP. Duração de cada sessão: 10 minutos. Grátis. Livre.
Sinopse:
Sobre as águas do córrego Canela a construção da cidade, o movimento das rodas e dos corpos. Como um rio, a dança solitária de uma profusão de sentimentos: privados ao silêncio das palavras, a vida continua passando nessa floresta pública, invisível aos olhos de um canteiro central.
Ficha técnica:
Intérprete: Andrea Capelli
Músicos: João Bolzan e Mauricio Zacarias
Participação fundamental: Andressa Maria, Ane Carolina, Leticia Banzatto, Leticia Nascimento, Murilo Gussi, Ramires Felix e Savio D’Agostino.
Participação especial: Vinicius de Barros Santos
Direção audiovisual e edição: Guilherme Di Curzio
Operador de câmera e assistente de fotografia: Fernando Macaco
Direção de arte: Léo Bauab
Produção: Daniela Honório
Assistente de produção: Pedro Junior Martins
Assessoria de imprensa: Graziela Delalibera
Concepção e direção geral: Jef Telles