Exposição Fotográfica estimula novas perspectivas sobre Rio Preto

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

“O olhar sensível: O Invisível da Cidade” terá exposição no novo terminal urbano da cidade, no dia 29

Com o objetivo de estimular novos olhares sobre a paisagem urbana de Rio Preto, a exposição fotográfica “O Olhar Sensível: O invisível da Cidade”, idealizado pelo fotografo Jorge Etecheber, tem inauguração nesta sexta-feira (29), às 9h, no novo terminal de ônibus da cidade.  Contemplado pelo concurso cultural da Secretaria Municipal de Cultura de Rio Preto, o projeto consiste em uma exposição com painéis de grandes dimensões tendo a própria cidade e seus moradores como protagonistas.

Projetada para ocupar uma área de 3 metros quadrados, a exposição recorre a ampliações gigantes e transparentes de imagens de lugares conhecidos da cidade, possibilitando que cada visitante possa fazer o seu próprio “enquadramento fotográfico”, seja pela frente, pelo verso ou até mesmo a partir da sobreposição de todas as obras que ocupam o espaço expositivo.

“Uma forma criativa e instigante de repensar os “olhares acostumados” da população, congregando, compartilhando, contribuindo, questionando e jogando luz à diversidade de visões que possam surgir do contato entre o espectador e a obra”, afirma Jorge Etecheber, idealizador do projeto.

A exposição foi concebida pelo fotógrafo, em 2018, a partir das provocações do projeto MOLA, uma iniciativa do Sesc Rio Preto, que buscou tirar os artistas locais da “zona de conforto” a partir de exercícios teóricos e práticos realizados ao longo de dez meses, sob coordenação do artista transdisciplinar Fernando Velásquez e do artista e pesquisador de novas mídias Lucas Bambozzi.

Contemplado pelo edital de concurso cultural da Secretaria Municipal de Cultura de Rio Preto, da Lei de Fomento Cultura para Todos/Prêmio Nelson Seixas (modalidade Artes Visuais – Fotografia), O Olhar Sensível: O invisível da Cidade contará com duas visitações monitoradas pelo fotógrafo: nos dias 09 e 16 de dezembro, das 11h às 13h e das 17h às 19h. A exposição fica disponível para visitações de 29/11 a 29/12, no horário de funcionamento do terminal urbano.    

Sobre Jorge Etecheber      

  
Jorge Etecheber é fotógrafo profissional, e, em 2019, completa 28 anos “fotoprofissionalismo”. Nesse período, atuou principalmente na área de fotografia publicitária e têm suas imagens estampadas em catálogos, revistas, banners, outdoors, entre outros suportes. Paralelo ao meio publicitário, ele também desenvolve o trabalho na área cultural, captando imagens de diversas manifestações artísticas, como teatro, dança, shows, artes plásticas, etc. Ao longo da sua carreira já fez várias exposições fotográficas de atividades artísticas em espaços alternativos e ministra oficinas e cursos de fotografia.     


Serviço
Obra: O olhar sensível: O invisível da cidade.

Local: Novo Terminal Rodoviário Urbano de Rio Preto – Entrada principal          
Rua Bernardino de Campos. 


De 29/11 a 29/12. 

BoniPeixe Comunicação e Fotografia
Ricardo Boni – 17  99181.4364  |  Fernanda Peixe – 17 99111.4061 | 17  3305.6349facebook.com/ricardodboni  |  flickr.com/photos/rboni/   |  www.noticiasdobem.com.br