Contemplado pelo Prêmio Nelson Seixas, a produção será exibida nesta quarta-feira (4), às 19h30, no CEU das Artes Aristides dos Santos.
Uma das principais questões ambientais da era contemporânea é, sem dúvidas, a enorme quantidade de lixo produzida em todo o planeta. A falta de coleta seletiva é um dos principais agravantes desta questão, mas a problemática do lixo e da gestão de resíduos é muito mais complexa do que se imagina.
Foi pensando em retratar a realidade do descarte de lixo de sua cidade, (São José do Rio Preto), que a (comunicóloga e) diretora Fernanda Barban, sócia-diretora da produtora Huracán Filmes, idealizou o documentário “O lixo nosso de cada dia”, que tem estreia nesta quarta-feira (4), no CEU das Artes Aristides dos Santos (Rua Robson Augusto Lopes Diaveiro, s/n), às 19h30.
O projeto que foi contemplado pelo edital de concurso cultural nº 001/2019-smc da lei de fomento Nelson Seixas / lei cultura para todos, em produção – artes audiovisuais – cinema e vídeo, aborda o tema, relatando os hábitos e a relação que o rio-pretense tem com o lixo – desde o catador até o poder público – buscando conscientizar e informar a população.
A obra tem como objetivo investigar o tema e contribuir para uma maior reflexão a respeito da causa.
“Este projeto nasceu da constatação da falta de importância que o cidadão comum dá ao descarte do lixo, em todas as esferas sociais, e da necessidade de se aumentar a informação e a discussão sobre o tema”, afirma idealizadora Fernanda Barban.
O documentário será exibido gratuitamente em três lugares públicos, seguidos de bate-papo com a equipe e exposição fotográfica: CEU das Artes Aristides dos Santos, no dia 4 de dezembro, às 19h30,; No Sesc Rio Preto, no dia 5 de dezembro, às 20h, ; E na Escola Municipal Roberto Jorge, com exibição dupla, às 7h e às 8h30, com alunos do 8º e 9º ano.