A Prefeitura de Catanduva realizou uma verdadeira força-tarefa para garantir cuidados de higiene e vacinação aos animais de grande porte que são acolhidos no Recinto de Exposições João Zancaner. A iniciativa é da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura.
Na última semana, as equipes estiveram empenhadas em garantir que os animais, que vão a leilão, estejam com a imunização em dia. Os cuidados, que já são realizados de maneira frequente, foram intensificados e contemplaram banho e casqueamento, ação desenvolvida no casco dos animais como forma de tratamento e manutenção para prevenir e curar doenças.
No total, o Recinto de Exposições abriga 24 cavalos e uma vaca. Eles foram apreendidos em ações das equipes da Secretaria de Trânsito e Transportes Urbanos (STU) neste ano. Como estavam soltos em ruas e avenidas, poderiam provocar acidentes, resultando em risco não só para a vida dos animais, como também de motoristas e pedestres.
“Os animais recolhidos das ruas são encaminhados ao Recinto de Exposições e ficam aos cuidados dos funcionários do setor de Meio Ambiente, que garantem alimentação e os cuidados necessários. Aguardamos que os donos façam a retirada desses animais, mas quando isso não ocorre, é necessário encaminhá-los para leilão”, explica o secretário de Meio Ambiente, José Maurício Braga.
As denúncias de animais de grande porte soltos em vias públicas podem ser encaminhadas pelo telefone (17) 3531-9173. No caso de relatos de maus-tratos, o telefone (17) 3522-0814 está disponível para contato.
Imagem: Divulgação/ Secretaria de Meio Ambiente