A psicóloga Roberta D’Avanzo fala sobre a campanha Janeiro Branco

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Inspirado na Campanha Outubro Rosa do ano de 2013, psicólogos e psicólogas de Uberlândia (MG) tiveram a ideia de aproveitar a posição estratégica, assim como o perfil introspectivo do mês de Janeiro, e chamar a atenção das pessoas (e autoridades públicas) para essas questões de ordem psicológica-existencial, incentivando-as a tomarem o início do ano como um ponto de partida privilegiado para pensarem sobre as suas condições psicológicas e investirem em mais Saúde Mental em suas vidas ao longo de todo o tempo.

Assim nasceu a Campanha Janeiro Branco – uma campanha totalmente dedicada à conscientização e à prevenção em relação à Saúde Mental, uma campanha concebida por psicólogos(as) e realizada por psicólogos(as) e estudantes em parceria com todos os demais profissionais do universo da Saúde.

E para contribuir com sua saúde mental, a psicóloga de Catanduva, Roberta D’Avanzo preparou um artigo falando sobre o assunto. Acompanhe:

Roberta D`Avanzo Sant`Ana. Psicóloga. CRP: 06/141321

Vamos falar de Saúde Mental?

Ano novo, vida nova…

Talvez essa seja, uma das frases, mais ditas no início do ano, mas a passagem de um ano para outro não muda nossas vidas, o que pode mudar nossas vidas, são novas atitudes, nossa maneira de pensarmos, agirmos, nossos planejamentos, a busca de sonhos, novas propostas, reorganização dos planos de renovação das forças, isso sim pode transformar nossas vidas.

Dentro de todo esse simbolismo de virada de ano, nasceu o Janeiro Branco, uma campanha dedicada aos temas da Saúde Mental e prevenção ao adoecimento emocional da humanidade, trazendo a reflexão sobre nossas vidas, trazendo Janeiro como novas oportunidades, o branco que nos remete a escrevermos uma nova história, nos reescrevermos e nos reinventarmos.

 A campanha criada por psicólogos (as), hoje conta com a contribuição de todas as áreas do conhecimento humano, que visa enriquecer, ampliar e promover a conscientização a respeito de todas as temáticas relacionadas ao universo da Saúde Mental.

Agora é a hora contribuirmos nessa construção da cultura de Saúde Mental da humanidade, convido a todos a refletirem sobre as formas, ações, estratégias e temas, que onde há Saúde Mental há possibilidades, oportunidades, horizontes e perspectivas, pois não é possível vivermos bem, sem cuidarmos de nossa mente, pois para sermos, totalmente, saudáveis temos que obter uma constante harmonia entre saúde mental, física e emocional. A Psicologia vem para ajudar, melhorando e cuidando de sua Saúde Mental e por consequência o seu bem-estar físico, melhorando a qualidade de vida.

Que o início do ano, Janeiro Branco, possa contribuir com o fortalecimento e a disseminação de que “quem cuida da mente, cuida da vida”, que essa campanha sirva de motivação, de inspiração para que todos possam mudar, efetuando um planejamento, de forma que se sintam mais saudáveis, felizes em termos emocionais, sentimentais e físicos.