Técnica do ‘ninho’ é aplicada na UTI Infantil do HUSD

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Metodologia começou a ser praticada na unidade hospitalar há 1 ano


Metodologia contribui com uma rápida recuperação do recém-nascido.

Quanto mais precoce o nascimento de uma criança, mais prolongada a necessidade de internação na UTI Neonatal. Para contribuir com uma rápida recuperação dos recém-nascidos prematuros, a unidade do Hospital Unimed São Domingos (HUSD) utiliza a técnica do “ninho”, que consiste em uma intervenção não invasiva e promove simetria, com equilíbrio muscular e movimento do bebê.

Coordenador da UTI Infantil/Neonatal, o pediatra e intensivista José Marcondes Netto, cooperado da Unimed Catanduva, explica que o ninho mantém o bebê melhor posicionado devido ao seu formato oval e fechado, impedindo-o que tenha facilidade em sair da postura curvada e terapêutica e, assim, desalinhar-se. “O posicionamento faz parte do cuidado para o desenvolvimento do recém-nascido”, detalhou.


Miguel nasceu com taquipenia transitória e logo se recuperou

 “O nascimento prematuro priva o bebê de vários estágios pelos quais precisa passar no ventre materno. O ninho proporciona um ambiente semelhante ao útero materno”, explicou a enfermeira coordenadora da UTI Infantil, Helen Susi Pimentel. O tempo de internação pode variar entre 15 a 90 dias.

Agradecimento

Márcia e Anderson Cardozo são pais do pequeno Miguel, que nasceu de 37 semanas, com taquipneia transitória e baixo nível de glicose no sangue. Miguel teve alta há dias 15 dias. “Ele foi muito bem cuidado na UTI”, disse Márcia. Anderson elogiou o atendimento prestado pelo pediatra Marco Aurélio Zanin Canoza. “Ele foi muito atencioso conosco, explicou cada detalhe. Estamos tranquilos em saber que nosso filho está sendo bem atendido”, disse.

Fotos: Unimed Catanduva