Catanduva tem hoje o menor índice de isolamento social de todo o território paulista. A taxa registrada chegou a 41%, sendo que a adesão ideal é de 70%. Os dados são do Sistema de Monitoramento Inteligente (SIMI-SP) do Governo do Estado de São Paulo e foram atualizados nesta quinta-feira, dia 16 de abril.
Diante desse cenário, a Prefeitura de Catanduva intensificou a fiscalização nos estabelecimentos, nesta semana. Equipes da Vigilância Sanitária e Guarda Civil Municipal (GCM) percorreram 100 locais, entre bancos, supermercados e lojas.
Dez estabelecimentos foram autuados por reincidência nas infrações às regras dos decretos que estabeleceram a quarentena. Desde o início, 21 locais já foram autuados. De forma paralela, as equipes também realizam a checagem de denúncias que são atendidas pelos canais de comunicação 153 e 3531-9184.
No percurso, os munícipes que estavam nas ruas também foram orientados sobre a importância do isolamento social, para frear o avanço do novo coronavírus.
O chefe da Vigilância Sanitária de Catanduva, Douglas Leandro Vila, destaca que a operação buscou verificar o cumprimento dos decretos que determinam as regras de distanciamento social, de higiene dos ambientes e controle, a fim de evitar aglomerações. “Entre as irregularidades identificadas pelas equipes, estava a ausência de controle nas filas e o atendimento presencial que está proibido.”
Quem for flagrado descumprindo as determinações vigentes poderá ser multado em cerca de R$ 1,1 mil. Outras ações estão previstas para o final de semana.
Imagem: Divulgação/ Prefeitura de Catanduva