Evento de poesia que celebra protagonismo das mulheres negras é nesta quinta (16/7), às 20h, inaugurando Território Cênico 2020, que vai até 24 de setembro, com 40 atividades virtuais gratuitas como shows, contações de história, exposição fotográfica, entre outras
Celebrando a poesia, a resistência e o protagonismo de mulheres negras, a Cia. Cênica, de Rio Preto, abre nesta quinta-feira (16/7) a programação do projeto Território Cênico com o sarau Pretas PalaBRas, formado por Anna Claudia Magalhães, Mayara Ísis, Silane Santana e Yanelys Abreu. O sarau acontece em uma live às 20h, no canal da Cia. Cênica no YouTube.
No sarau, além de recitados poemas autorais das integrantes do grupo, serão apresentados poemas de diversas autoras negras. Alguns convidados também farão parte da apresentação. O coletivo poético Pretas PalaBRas realiza saraus como forma de encontro e reencontro com a cultura e a ancestralidade de mulheres negras latino-americanas e caribenhas. O coletivo entende essas etnicidades e sabedorias como ferramentas de resistência e transformação da sociedade.
O Pretas PalaBRas foi criado em 2014 no “1º Sarau Mulher Negra tem História”, ação afirmativa realizada pelo Movimento Mulheres em Luta – São José do Rio Preto. Suas integrantes atuam em diversas frentes no meio artístico-cultural. É o caso de Anna Claudia Magalhães, formada em licenciatura em Letras pela Unesp São José do Rio Preto, escritora, artista visual, performer e arte-educadora. Desde 2015, ela participa do Pretas PalaBRas. Mayara Ísis – preta, feminista, escritora, poeta, pesquisadora e pertencente de religiões de matrizes africanas -, é poeta residente e produtora no coletivo. Militante na resistência e sobrevivência de seu povo, atua como co-coordenadora do Òbàrá Afro Cultural. É também idealizadora do Sarau Versos Que Te Fiz, voltado à expressão artística do afeto em suas mais diversas linguagens.
Já Sirlane de Souza Santana é assistente social com especialização na área da saúde. Integrante do movimento feminista classista MML (Movimento Mulheres em Luta), atualmente trabalha em Casa de acolhimento para moradores em situação de rua. Mulher, negra, nordestina, é a primeira da família a conseguir concluir um curso de graduação. Também integrante do comitê de assistentes sociais no combate ao racismo.
A cubana Yanelys Abreu Babi, formada em Letras, mestre em Estudos Hispânicos e doutora em Estudos Linguísticos, completa o grupo. Ela é professora de espanhol, tradutora e pesquisadora e atua como poeta residente e DJ no Pretas PalaBRas. Também é batuqueira do Baque Mulher BH, do Bombos de Iroko e do Maracatu Estrela de Aruanda e mãe de primeira viagem.
Virtual
Por conta do distanciamento social em razão do coronavírus, neste ano, a programação do Território é 100% online. Até 24 de setembro, o público poderá conferir 40 atividades virtuais gratuitas, como oficinas, bate-papos, pesquisas envolvendo as artes cênicas e a cultura popular, shows musicais, contações de história, leituras dramáticas, entre outras. Além das lives no YouTube, com retransmissão no Facebook, haverá publicações de vídeos e fotos no Facebook e Instagram e até comunicação por plataformas de videoconferência e aplicativos de conversa como WhatsApp.
Programação de julho
Em julho, acontecem mais seis atividades dentro do Território. Nesta sexta-feira, dia 17, tem início nos stories do Facebook e Instagram da Cia. Cênica a Feira Virtual de Economia Criativa, com empreendedores de Rio Preto mostrando seus negócios, que está com inscrições abertas até 14 de setembro.
No sábado, dia 18, o ator Roberto Brito abre a série de vídeos Cápsulas Poéticas, no Facebook e Instagram, que traz artistas convidados em apresentações de diversas linguagens. A pesquisa “Corpo em Crise – Uma Relação entre a Dança e o Tempo”, conduzida por Andrea Capelli e Cásia Heleno, dá início aos trabalhos dia 20. Para essa atividade, as inscrições se encerram nesta sexta, 17.
No dia 23 de julho, acontece a abertura da série Encontros Possíveis, ao vivo no YouTube, com o bate-papo “Produção Teatral no Interior”, com integrantes da Cia. Talagadá, de Itapira (SP), e da Cia. Cênica. Dia 27, no Facebook e Instagram, começa a Mostra Caleidoscópio de Fotografia, cujas inscrições vão até este domingo, 19. Em 30 de julho, a programação conta ainda com a oficina Batuque na Cozinha, com Jaqueline Cardoso cantando e contando causos enquanto prepara moqueca de peixe, ao vivo no YouTube.
Inscrições
Ao todo, quatro atividades do Território precisam de inscrição. A outra atividade com inscrições abertas é a Pesquisa “Medicina de Quintal”, com a produtora agroecológica Mariana Gagliardi, formada em engenharia agrônoma. O prazo vai até 31 de julho.
Os links para as inscrições estão disponibilizados no site da Cia. Cênica (https://ciacenica.com.br/sit/territorio-cenico/), onde é possível acessar todas as informações sobre o projeto.
Para participar das demais atividades do Território Cênico, basta ter acesso a um dispositivo conectado à internet e seguir a Cia. Cênica em seus canais virtuais.
O Território Cênico é viabilizado pelo Programa de Ação Cultural (ProAC), da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo. A Cia. Cênica foi contemplada pelo Edital de Apoio à Manutenção e Modernização de Espaços Culturais.
Serviço:
PROJETO TERRITÓRIO CÊNICO 2020
Realização: Cia. Cênica, com apoio do Programa de Ação Cultural (ProAC), de 16 de julho a 24 de setembro de 2020
Programação completa: https://ciacenica.com.br/sit/territorio-cenico/
ABERTURA: Sarau Pretas PalaBRas
Com Coletivo Pretas PalaBRas
Quando: Quinta-feira (16/7), 20h
Onde: www.youtube.com/ciacenica
120 minutos. 14 anos. Grátis
Siga a Cia. Cênica na internet: YouTube: www.youtube.com/ciacenica | Facebook: @cia.cenica | Instagram: @ciacenica