Mesmo fazendo parte do dia-a-dia da população, esse tema merece ser mais conhecido por todas as gerações
O saneamento básico é o conjunto de medidas que visa preservar ou modificar as condições do meio ambiente com a finalidade de prevenir doenças e promover a saúde, melhorar a qualidade de vida da população e à produtividade do indivíduo e facilitar a atividade econômica. Essa definição é do Instituto Trata Brasil.
No Brasil, o saneamento básico é um direito assegurado pela Constituição e definido pela Lei nº. 11.445/2007 como o conjunto dos serviços, infraestrutura e instalações operacionais de abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza urbana, drenagem urbana, manejos de resíduos sólidos e de águas pluviais. Mesmo sendo um direito ainda existem muitos brasileiros sem acesso aos benefícios do saneamento.
Hoje, Mirassol se destaca com um índice de 27% de perdas bem abaixo da média nacional que é de 38,45% de acordo com o estudo Perdas de água 2020 (ano base 2018) – Desafios à disponibilidade hídrica e necessidade de avanço na eficiência do saneamento, executado pelo Trata Brasil em parceria com a organização Water.org dos Estados Unidos.
O serviço de esgotamento sanitário também passou por grandes mudanças, saltando de 0 para 100% de tratamento de esgoto, em um período de 13 anos. “Entendemos que ter saneamento básico é um fator primordial para um município poder ser chamado de desenvolvido. Os serviços de água tratada, coleta e tratamento de esgoto levam à melhoria da qualidade de vida dos moradores, saúde, sobretudo das crianças, que podem contar com água fluoretada diretamente da torneira, além da valorização dos imóveis, aumento da geração de emprego, despoluição dos rios e preservação dos recursos hídricos”, explica Hercules.
Conheça cinco motivos que comprovam a importância do saneamento básico:
1) É incrível porque é essencial
A água é um recurso essencial à vida. O acesso à água tratada e à coleta de esgoto gera impactos positivos em diversas dimensões: saúde, educação, economia, meio ambiente, proporcionando desenvolvimento social.
2) É gerador fundamental de mais saúde
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), para cada US$ 1 investido em saneamento, US$ 4,3 são economizados em saúde, com benefícios concretos, principalmente às crianças. Os dados também indicam que 94% dos casos de diarreia no mundo ocorrem devido à falta de acesso à água de qualidade e à precariedade do tratamento de esgoto e que essa é a segunda causa de morte de menores de cinco anos.
3) Aumenta o potencial humano
Crianças que vivem em áreas com saneamento básico ficam menos doentes, faltam menos à escola e têm melhores condições de aprendizado. Assim, segundo o Painel Saneamento Brasil, as populações dessas regiões têm, em média, dois anos a mais de escolaridade do que onde não há água potável e tratamento de esgoto.
4) Interfere no desenvolvimento econômico
O benefício do saneamento para o desenvolvimento econômico começa com a redução do número de trabalhadores que se afastam do trabalho por causa de doenças. As estimativas são de que mais de 200 mil pessoas são afetadas por esse problema. Quando faltam menos ao trabalho, elas apresentam maior produtividade e, consequentemente, têm a oportunidade de aumentar sua renda.
5) Preserva hoje, em prol do amanhã
O futuro também agradece. Os especialistas são unânimes em dizer que a água é, e será nas próximas décadas, um bem de valor crescente. Preservar os mananciais e tratar o esgoto, seja para que volte aos rios em condições adequadas, seja para que se transforme novamente em água potável, são ações decisivas.
Fotos: Ricardo Boni