Energisa Sul-Sudeste investe cerca de R$ 500 mil em substituição de luminárias em 4 cidades da região

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Iniciativa proporcionou melhorias em pontos da iluminação pública dos municípios de Borborema, Catanduva, Itajobi e Novo Horizonte; 

 

Por meio do Projeto de Eficiência Energética (PEE), companhia trocou lâmpadas convencionais por LED, proporcionando economia para os municípios. 

 

A Energisa Sul-Sudeste investiu aproximadamente R$ 500 mil em melhorias na iluminação pública nas cidades de Borborema, Catanduva, Itajobi e Novo Horizonte. Em fevereiro deste ano a empresa realizou a substituição da tecnologia atual das luminárias, com lâmpadas a vapor de sódio, por luminárias com tecnologia LED. Por meio do Projeto de Eficiência Energética (PEE), a iniciativa aprovada e regulamentada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) proporciona a redução na demanda por energia, evitando desperdício e contribuindo para uma economia no valor da conta de luz dessas cidades. 

“Mesmo em um cenário complexo ocasionado pela pandemia do novo coronavírus, demos sequência na execução de diversas iniciativas importantes, seguindo todos os protocolos de saúde e segurança. Com esses projetos, estamos propiciando aos municípios a oportunidade de reduzirem a demanda e consumo de energia elétrica, além da melhoria da iluminação pública, que é muito importante para a segurança da população”, destaca o coordenador de Eficiência Energética da Energisa, Thiago Peres de Oliveira. 

Thiago complementa que as luminárias de LED possuem um ciclo de vida bem maior em relação aos sistemas convencionais e isso evita a necessidade de substituições constantes dos equipamentos. Dessa forma, as prefeituras conseguem economizar e, consequentemente, administrar melhor os recursos de iluminação pública.

Pontos de melhorias 

Em Borborema, a substituição das lâmpadas foi concluída em 110 pontos da Avenida Nicolau Pizzolante, e das ruas Quintino Bocaiúva, Joaquim Carvalho e Rui Barbosa. Com isso, o município poderá economizar cerca de 71,17 MWh/ano (megawatt-hora/ano), o equivalente ao consumo mensal de 29 residências com uso médio de 200 kWh por mês (quilowatts-hora/mês).  

Na cidade de Catanduva a troca das luminárias favoreceu 98 pontos, contemplando as ruas 21 de Abril, 7 de Fevereiro e Belo Horizonte. Nesse município, a estimativa de economia é de 63,67MWh, ou seja, o consumo médio de 26 residências com o uso de 200 kWh/mês. 

Em Itajobi foram 130 pontos alcançados pelas melhorias. As trocas foram executadas nas ruas Pedro de Toledo, Cincinato Braga e Avenida Padre Osmar Ticianelli. Com a finalização do projeto, o município deve economizar 84,48MWh, o que viabilizaria o abastecimento de 35 residências.  

Por fim, a Energisa Sul-Sudeste substituiu 110 pontos de iluminação na Avenida José Willibaldo, na cidade de Novo Horizonte. Espera-se garantir a economia anual de 70,08MWh, o que corresponde ao abastecimento de 29 residências com consumo médio de 200kWh/mês