Outubro Rosa engaja ações nas Unidades de Saúde

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

A Prefeitura de Catanduva, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está engajada em ações da Campanha Outubro Rosa em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) da cidade. O mês de conscientização sobre o câncer de mama e também do câncer de colo de útero tem como objetivo compartilhar informações e promover a conscientização sobre o câncer de mama. Quanto mais precoce é feito o diagnóstico, maiores são as chances de cura.

As ações contam com o apoio da equipe NASF (Núcleo Ampliado de Saúde da Família) e parcerias. Durante todo mês serão ofertados para mulheres testes rápidos, exames preventivos do câncer de colo de útero (citológico), autoexame das mamas, encaminhamento para realização de mamografias, além de orientações sobre a conscientização e os cuidados necessários.

 

Conforme preconização do Ministério da Saúde, mulheres de 50 a 69 anos, devem fazer o exame de mamografia a cada dois anos, se não tiver alteração.

“As unidades fazem todo o acompanhamento quando a paciente descobre a doença. Neste mês também estaremos fazendo a busca-ativa de mulheres para fazerem a mamografia. Quanto mais cedo temos o diagnóstico em mão, maiores são as chances de cura e evitamos assim, os óbitos, isso é fato”, informa Camila de Santis Silva, diretora do departamento técnico da Secretaria Municipal de Saúde.

 

NOVOS CASOS E ÓBITOS

Em Catanduva, neste ano, 18 novos casos de câncer de mama foram diagnosticados, no período de janeiro até setembro. O total de óbitos, no mesmo período, soma-se: oito. Em 2020, 42 novos casos de câncer de mama foram registrados. Sendo que o total de óbitos, no geral, no ano passado foi de 11.

 

CONFIRA AS ATIVIDADES DE CADA UBS:

Dentre as atividades desenvolvidas neste mês, haverá no próximo dia 18, na UBS do Conjunto Euclides, orientações com a equipe NASF. Já no dia 22, na USF do Pachá, será realizada palestra com a participação dos alunos de psicologia do Imes Catanduva.

Nos dias 27 e 28, na UBS da Vila Soto, haverá mutirão para coleta de Papanicolau. Na UFS do Santa Rosa, no dia 27, será realizado com o apoio da equipe do NASF 2, palestra sobre “A importância do Papanicolau e autoexame de mama”; Roda de conversa com psicóloga, médica e enfermeira para esclarecer dúvidas; coleta de Papanicolau durante todo o dia; Teste rápido; solicitação de mamografia de rastreamento. Além de sorteio de brindes e um café da manhã especial às mulheres. 

SERVIÇO

Para consultar a programação completa da Campanha Outubro Rosa, entre em contato com a UBS do seu bairro.