Trabalhou em instituições culturais como Museu de Arqueologia e Etnologia da USP (1999-2001), Centro Cultural Banco do Brasil (2003-2005), Espaço Porto Seguro de Fotografia (2004-2005), Museu Afro Brasil (2005-2017), entre outras. Foi curador das seguintes exposições: “África, Mãe de Todos Nós”; “Máscaras e Esculturas”; “Símbolos de Poder”; “Música e Sonoridade da África” (Trilogia – Museu Oscar Niemeyer – MON-Curitiba, de jun. de 2019 a dez. de 2020). “A Outra África: trabalho e religiosidade”. Museu de Arte Sacra de São Paulo (de 23 de jan. a 12 de mar. de 2020); “África: Expressões Artísticas de um Continente”(MON-Curitiba, 2021, exposição de longa duração). Além dos catálogos destas exposições é autor dos seguintes títulos: “África em Artes” (Co-autor) (Museu Afro Brasil, 2015) e dos livros eletrônicos “Creative Commons”: “Arte Afro-Brasileira: altos e baixos de um conceito (Ferreavox, 2016) e “Temas de Arte Africana”, (Ferreavox, 2018), entre outros.
Sobre o curador Rafael Schunk
É mestre em artes visuais formado pela UNESP, graduado em arquitetura e urbanismo, pesquisador, crítico de arte, curador e artista plástico. Principais projetos de pesquisas e exposições: “A Outra África: trabalho e religiosidade”, MAS-SP (2020); “Fragmentos, Coleções de Rafael Schunk e Museu de Arte Sacra de São Paulo” (2016/17); “Arte Colonial e Imperial da Cidade de Santana de Parnaíba, SP” (2015); “Aparecida, A Virgem Mãe do Brasil”, Museu Afro Brasil (2012/13); “Arte e Cultura no Vale do Paraíba”, Palácio Boa Vista, Campos do Jordão, SP (2011/12); “Frei Agostinho de Jesus e as tradições da imaginária colonial brasileira – séculos XVI-XVII”, UNESP (2012); Oratórios Barrocos – Arte e Devoção na Coleção Casagrande”, MAS-SP (2011).
Sobre o Museu de Arte Sacra de Olímpia
Equipamento da Prefeitura de Olímpia, o espaço foi inaugurado em dezembro de 2020, como o primeiro museu de arte sacra do noroeste paulista. Implantado no Palacete Tonanni, imóvel histórico da cidade (1910) que foi totalmente restaurado para resgatar as características estruturais e construtivas originais do prédio. Todo o trabalho de restauro contou com uma equipe técnica, sob a coordenação da arquiteta, mestre e especialista em restauro, Rosely Seno.