Quermesse do Padroeiro comemora 104 anos com seis dias de festa

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Neste ano, a Paróquia São Domingos de Gusmão, coração espiritual de Catanduva, celebra os seus 110 anos de criação canônica. Erguida como paróquia em 1915, quando Catanduva ainda dava seus primeiros passos como cidade, a comunidade cresceu, fortaleceu-se e tornou-se referência de fé, acolhimento e evangelização para milhares de famílias.

Além disso, a tradicional Quermesse do Padroeiro comemora, em 2025, 104 anos. É a mais antiga festa da cidade, faz parte do Calendário Oficial de Eventos do Município, através da Lei nº 6.567/2025, reconhecendo sua importância cultural, religiosa e comunitária para toda a cidade.

Para que a comemoração seja completa, a Paróquia prepara uma grande festa, começando com a programação religiosa. A Novena de São Domingos acontece de 30 de julho a 07 de agosto. Serão missas diárias, bênçãos especiais e momentos de profunda espiritualidade, conforme explica o pároco da Igreja Matriz, Fábio Pagotto Cordeiro.

De segunda a sexta-feira, a novena será realizada às 11h30; no sábado, às 18 horas; e no domingo, 8, 10 e 18 horas.

“A missa solene e procissão serão realizadas no dia 08, sexta-feira, quando se comemora o dia de São Domingos, às 18h30. São Domingos não é apenas patrono da paróquia, mas também padroeiro da cidade de Catanduva e da Diocese que leva seu nome. Sua figura une passado, presente e futuro, chamando todos a viverem como discípulos da Palavra e apóstolos da esperança, tema que inspira este tempo festivo”, afirma o padre.

Já a 104ª Quermesse em louvor a São Domingos será realizada em dois finais de semana: nos dias 01, 02, 03, 08, 09 e 10 de agosto, na Praça da Matriz. Serão noites de encontro, alegria, comidas típicas, bingo, leilão e partilha fraterna – expressão concreta de uma fé que se traduz em comunhão e serviço.

Foi preparada uma tenda com 650 metros quadrados, para melhor acolher o público. No cardápio, muitas delícias, como: frango a passarinho, ⁠polenta frita, ⁠batata frita, ⁠pastel, ⁠frango assado,  ⁠quarto de leitoa, ⁠churrasco, ⁠espeto de queijo, ⁠bebidas diversas, ⁠⁠doces, ⁠crepe.

“Haverá ainda barraca da pesca para a criançada, ⁠bingos, ⁠bingo de tv 55’ (uma por domingo), ⁠leilões. Celebrar São Domingos é celebrar a história, a cultura e a fé que formam o povo catanduvense”, finaliza.