O jornalista Augusto Nunes, um dos nomes mais influentes da imprensa e debate político nacional trará para Catanduva uma análise profunda sobre o desenvolvimento regional e a liberdade de expressão durante sua palestra “Comunicação e Liberdade: o papel da voz empreendedora na transformação do Brasil”. O evento, em comemoração aos 95 anos da Associação Comercial e Empresarial (ACE) de Catanduva, será realizado no dia 14 de novembro, no Clube de Tênis de Catanduva.
Em entrevista, Nunes faz um alerta direto à classe produtiva, defendendo que o empresariado precisa abandonar a “timidez” e assumir uma postura mais “agressiva” e aberta para garantir o equilíbrio econômico das cidades do interior e defender-se de interferências políticas. “O empresariado não é ouvido, por exemplo, na formação dos ministérios ou em decisões políticas cruciais, e isso ocorre porque eles são tímidos, não falam, não se expõem e, muitas vezes, não falam a verdade sobre os problemas que enfrentam por medo de represália do governo,” afirmou Nunes. “Eles precisam ser mais ‘agressivos’ em se posicionar, pois quando sofrem abusos, não há protestos. O empresariado tem que se manifestar publicamente.”
O jornalista, que nasceu em Taquaritinga, criticou a competição prejudicial entre municípios e a necessidade de a região descobrir sua vocação econômica para ter um crescimento mais equilibrado no Estado de São Paulo. “A região de São Paulo precisa que o Estado, sob a gestão Tarcísio, ajude a descobrir sua vocação econômica. Cidades que não se garantem no repasse de ICMS, como Taquaritinga, onde a cana é forte, mas o imposto vai para as cidades onde as usinas estão, são prejudicadas,” analisou Nunes.
Segundo ele, a falta de desenvolvimento em um município impacta toda a região, levando ao deslocamento populacional e à pobreza. O jornalista defendeu que entidades como a ACE Catanduva são essenciais para encontrar esse equilíbrio em harmonia com o governo estadual e destacou a ascensão das redes de cooperativas como uma solução para fortalecer as iniciativas regionais.
Para Fábio Manzano, presidente da ACE Catanduva, a palestra de Augusto Nunes no aniversário de 95 anos da entidade ressalta a importância do debate para a classe empresarial. “A palestra é um presente à nossa comunidade. Trazer um nome com a experiência e a capacidade de análise de Augusto Nunes é um passo fundamental para encorajar nossos empresários a erguerem a voz, defenderem suas liberdades e contribuírem ativamente para que Catanduva e nossa região descubram o caminho para um desenvolvimento mais harmônico e sustentável,” destacou.
Serviço
Palestra: “Comunicação e Liberdade: o papel da voz empreendedora na transformação do Brasil”, com Augusto Nunes.
Data: 14 de novembro
Horário: 19h
Local: Clube de Tênis de Catanduva
Ingressos: Disponíveis na plataforma Sympla (sympla.com.br/evento/palestra-com-augusto-nunes/3154981). Associados da ACE têm acesso a descontos exclusivos.
Apoio: Jovem Pan e CTC