O curso de Segunda Licenciatura em Educação Especial e Inclusiva da UNIFIPA desenvolveu o projeto “Caminho Sensorial: Sentir para Aprender”, ação integradora que uniu teoria e prática no ensino inclusivo. O projeto foi realizado como atividade integradora da disciplina Transtorno do Espectro Autista: Contexto e Práticas Educacionais, ministrada pela Profa. Ma. Luciana Calza, coordenadora do curso de Psicologia da UNIFIPA.
Como parte do processo formativo, o projeto teve como objetivo promover estratégias pedagógicas inclusivas voltadas a estudantes neurodivergentes, especialmente aqueles com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e Transtorno do Espectro Autista (TEA). O material pedagógico utilizado foi produzido pelas alunas no Laboratório de Práticas Pedagógicas e Brinquedoteca da UNIFIPA, priorizando o uso de elementos recicláveis e sensoriais que estimulassem diferentes sentidos.



A culminância do projeto ocorreu no dia 27 de outubro, na Escola Estadual Dinorah Silveira Borges em Catanduva, sob a supervisão do diretor Prof. José André Banhos, de professores, estudantes e equipe pedagógica. Durante a atividade foi montado percurso sensorial com tecidos, areia, folhas, esponjas, materiais recicláveis e elementos coloridos, organizados em estações que estimularam o tato, a visão, a audição e o equilíbrio. Os alunos percorreram o caminho com curiosidade e envolvimento, demonstrando atenção, relaxamento e interação social. Segundo observações pedagógicas, o projeto resultou em maior engajamento e expressão emocional dos participantes, além de promover reflexões sobre a importância da estimulação sensorial como recurso no ensino inclusivo.
Participaram do projeto os estudantes Ana Karina Cassoli Nardi, Erika Regiane Beatrice França, Joice Aparecida Alves Bobadilho, Matheus Leonardo Lima Ramos, Natieli Vieira de Campos e Sílvia Eleticia Pedrassolli.
De acordo com a coordenadora do curso de Pedagogia da UNIFIPA, Profa. Dra. Maria Silvia Azarite Salomão, o projeto se destaca pela importância dessa articulação dos projetos integradores, além da importância teórica e prática para a formação dos licenciandos do curso.

