O espectro de cores da urina: o que é normal e o que não é…

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

cor habitual da urina varia, mas normalmente se apresenta entre translúcida e amarela clara. A cor exata depende da quantidade de água ingerida. Os líquidos diluem os pigmentos amarelos na urina. Então, quanto mais água bebermos, mais clara ela será. Quanto menos bebermos, mais intensa ficará a cor amarela.

Alguns alimentos e medicamentos podem alterar a cor da urina. Por exemplo, alimentos como beterraba, amora podem mudar a cor da urina para rosa ou vermelha. Alguns medicamentos também dar uma cor mais vívida à urina, como laranja e azul-esverdeado.

Porém, a cor anormal da urina também pode ser um sinal de problema de saúde. Por exemplo, algumas infecções no trato urinário podem mudar a cor da urina para branco leitoso. Às vezes, os cálculos renais, alguns cânceres e outras doenças podem mudar a cor da urina para vermelho devido ao sangue.

Estas são algumas cores anormais da urina:

Urina vermelha ou rosa

A urina vermelha nem sempre é um sinal de um sério problema de saúde. Ela pode ser causada por:

  • Sangue
    Problemas de saúde que podem gerar sangue na urina incluem o aumento da próstata, tumores que não são cânceres, cálculos renais e cistos. A prática intensa de exercícios físicos também pode gerar sangue na urina. A aparecimento de sangue na urina é comum nas infecções do trato urinário e em cálculos renais. Esses problemas geralmente causam dor. O sangramento indolor pode ser um sinal de um problema mais sério, como o câncer.
  • Alimentos
    Beterraba, amora podem mudar a cor da urina para vermelha ou rosa.
  • Medicamentos
    Urina vermelha ou rosa pode ocorrer durante a administração de medicamentos para tuberculose, dor no trato urinário ou constipação.

Urina laranja

A urina laranja pode ser causada por:

  • Medicamentos

 Para constipação podem mudar a cor da urina para laranja, assim como os medicamentos que diminuem o inchaço e a irritação, e alguns quimioterápicos para tratamento de câncer.

  • Vitaminas
    Algumas vitaminas, como a vitamina A e B-12, podem mudar a cor da urina para laranja ou laranja-amarelado.
  • Problemas de saúde
    A urina laranja pode ser um sinal de um problema com o fígado ou ductos biliares, sobretudo se a pessoa também apresentar fezes de cor clara. A desidratação também pode mudar a cor da urina para laranja.

Urina azul ou verde

A urina azul ou verde pode ser causada por:

  • Corantes
    Alguns corantes alimentícios brilhantes podem mudar a cor da urina para verde. Alguns corantes usados para exames nos rins ou na bexiga podem mudar a cor da urina para azul.
  • Medicamentos
    Alguns medicamentos para depressão, úlcera e refluxo podem mudar a cor da urina para azul-esverdeado. Medicamentos para dor, artrite e sono também podem mudar a cor da urina para verde.
  • Problemas de saúde
    Uma doença rara chamada hipercalcemia benigna familiar pode fazer com que as crianças apresentem a urina azul. Infecções no trato urinário causadas por certas bactérias podem mudar a cor da urina para verde.

Urina marrom escuro ou cor de Coca-Cola

A urina marrom pode ser causada por:

  • Alimentos
    Comer muita fava, ruibarbo ou babosa pode mudar a cor da urina para marrom escuro.
  • Medicamentos
    Alguns medicamentos podem escurecer a cor da urina, inclusive aqueles usados para evitar a malária, constipação, colesterol elevado e convulsões. Alguns antibióticos e relaxantes musculares podem escurecer a urina.
  • Problemas de saúde
    Alguns distúrbios hepáticos, renais e no trato urinário podem mudar a cor da urina para marrom escuro. Também pode haver um sangramento dentro do corpo, chamado hemorragia. Um grupo de doenças que afeta principalmente a pele ou o sistema nervoso, chamado porfirias, também pode mudar a cor da urina para marrom.
  • Prática intensa de exercícios físicos
    Uma lesão muscular provocada por treinamento extremo pode mudar a cor da urina para cor de chá ou de Coca-Cola. A lesão pode provocar um dano renal.

Urina turva ou opaca

Infecções no trato urinário e cálculos renais podem mudar a cor da urina para turva ou opaca.

Considere que as cores podem parecer ser diferentes para pessoas diferentes. Por exemplo, o que parece ser vermelho para uma pessoa pode ser laranja para outra. Converse com a sua equipe de cuidados de saúde se tiver dúvidas, se sentir dor ao urinar ou se a urina estiver laranja escura, o que pode ser um sinal de que o fígado não está funcionando corretamente.

Urina com odor forte

Embora estejamos falando sobre a coloração da urina, é importante também prestar atenção no seu odor. O comum é que a urina tenha um odor suave. Assim, cheiros fortes ou incomuns podem indicar um problema, que deve ser investigado.

Você sabia que o odor da urina pode ser influenciado por alimentos como alho, aspargos e até mesmo o café? Pois é! Mas a presença de cheiro forte e desagradável que não desaparece pode indicar infecção urinária ou desidratação. A urina com odor malcheiroso também pode ser um sinal de infecção bacteriana, que precisa ser tratada. 

Espuma e efervescência

Em jatos fortes de urina, é comum aparecer espuma ou efervescência, porém, se não for esse o caso, essas características podem estar relacionadas ao excesso de proteína na dieta ou a problemas renais. Por isso, é importante estar atento a esses detalhes, além da coloração.

Conclusão:

Observar a cor da urina pode ser uma maneira simples e eficaz de monitorar a saúde. Alterações de cor podem ser indícios de possíveis desequilíbrios ou problemas. É o corpo dando sinais de que algo não está bem.

Embora muitas mudanças de cor possam ser inofensivas e causadas por fatores como dieta ou medicamentos, mudanças persistentes ou inexplicáveis devem ser avaliadas por um profissional de saúde. Fique atento à cor da sua urina e não hesite em procurar um médico caso perceba algo fora do normal.

Manter-se bem hidratado, adotar uma alimentação balanceada e fazer check-ups regulares, que incluam o exame de urina, são práticas que ajudam a garantir o bom funcionamento do sistema urinário e a saúde geral.

Esteja atento. Cuide-se! E mantenha a saúde em dia.

Artigo de autoria da Dra Ana Carolina Salim Casseb Bochichio

Dra Ana Carolina Salim Casseb Bochichio / CRM: 192016

Nefrologista/Clínica Médica/ RQE:104509 / Medicina do Trabalho

Atendimento: Rua 13 de Maio- 830- Catanduva- SP

Fale com ela: (17) 35225586 / 35250835