CATANDUVA PASSA A INTEGRAR A ROTA DA CACHAÇA DE SÃO PAULO E REFORÇA VOCAÇÃO TURÍSTICA

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Catanduva passa a integrar oficialmente a Rota da Cachaça do Estado de São Paulo, iniciativa que reúne sessenta e cinco municípios paulistas organizados em oito circuitos turísticos. O município faz parte da Rota do Noroeste Paulista, ao lado de Ibirá, Jales, Mirassol, Penápolis e Santa Fé do Sul.

A participação de Catanduva ocorre com destaque para o Engenho Santo Mario, referência na produção artesanal de cachaça. O espaço proporciona aos visitantes contato direto com a história da bebida, os processos tradicionais de produção e a identidade cultural ligada à cachaça, reconhecida como patrimônio cultural brasileiro, com quase quinhentos anos de história.

O objetivo da Rota da Cachaça é valorizar a cultura, a tradição e a produção da bebida no estado de São Paulo, fortalecendo o turismo regional, estimulando a economia local e ampliando o fluxo de visitantes aos municípios participantes.

A entrada de Catanduva na rota ocorre em um momento estratégico para o turismo local. Em agosto, o município teve aprovado pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP) o projeto que reconhece Catanduva como Município de Interesse Turístico (MIT), título que amplia o acesso a investimentos, possibilita novos projetos e fortalece a estruturação do setor turístico.

O projeto da Rota da Cachaça é coordenado pela Casa Civil do Governo do Estado, com a participação das secretarias de Turismo e Viagens, Agricultura e Abastecimento, Cultura e Economia Criativa, Desenvolvimento Econômico, além da InvestSP. O Estado de São Paulo é atualmente líder nacional na produção e exportação de cachaça.

Como mais um avanço nesse processo de fortalecimento do turismo regional, Catanduva será a cidade-sede da 1ª Feira Regional de Turismo do Interior Paulista, prevista para acontecer no final de janeiro de 2026. O evento vai reunir municípios das cinco Regiões Turísticas do Centro-Norte Paulista, com o objetivo de potencializar o turismo, apresentar atrativos das cidades do interior, valorizar o artesanato, os pratos típicos e as belezas naturais da região.

A feira será realizada na Pinacoteca – Sala de Vidro da Estação Cultura e contará com painéis e estandes dos municípios participantes, exposição e venda de artesanato, apresentações culturais, shows, degustação de pratos típicos, danças e manifestações artísticas tradicionais. Os detalhes da programação estão sendo definidos de forma conjunta entre as cidades envolvidas.

A iniciativa reforça a integração regional e simboliza a força do interior paulista quando os municípios trabalham de forma cooperada, promovendo desenvolvimento, geração de oportunidades e valorização das identidades locais.