Alunos do Senac criam bicicleta eco sustentável

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Ecobike recarrega celulares por meio do esforço físico

Os alunos do Programa de Aprendizagem do Senac Catanduva construíram, por meio das metas dos ‘Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU’, uma bicicleta capaz de gerar energia elétrica. A ‘Ecobike’ realiza as ações de energia acessível e limpa, além da aplicação de inovação e infraestrutura do ODS.

Esses objetivos constituem uma ambiciosa lista de tarefas para todas as pessoas, em todas as partes, a serem cumpridas até 2030. Se as metas forem concluídas, haverá a primeira geração capaz de erradicar a pobreza extrema, poupando gerações futuras dos piores efeitos adversos da mudança do clima. Além das duas ações conquistadas por meio da Ecobike, a turma do Programa de Aprendizagem tem como um dos objetivos do programa realizar as demais propostas do ODS durante o período de qualificação no Senac.

Desenvolvida por 20 jovens, a Ecobike é capaz de recarregar aparelhos telefônicos móveis por meio do esforço físico. Basta conectar seu carregador e pedalar. A bicicleta é formada por uma bateria, um alternador e um plug para carregador de celular. Ao praticar o exercício físico uma corrente de energia é gerada e armazenada na bateria da bicicleta que carrega os telefones.

A bicicleta, doada por uma das alunas da turma, reformada e estruturada para a atividade, está disponível para o público e ficará exposta fixamente na unidade de Catanduva do Senac. Em 31 de agosto, sábado, a instituição terá o ‘Casa Aberta’, evento que convida a população para conhecer a educação que transforma a vida de milhares de pessoa e se inspirar em histórias de profissionais empreendedores, além de vivenciar a prática de diferentes profissões e até a descoberta de uma nova habilidade.

Sobre a Ecobike

A Ecobike é uma ação que faz parte do Projeto Integrador da Turma 35 do Programa Aprendizagem do Senac Catanduva. As docentes responsáveis pela ação são Renata Gaino e Ana Marta Wicher. O projeto também contou com o suporte do engenheiro e docente de administração Douglas Antonietti.

Sobre a Agenda 2030 – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

A Agenda 2030 é um plano de ação para as pessoas, o planeta e a prosperidade, que busca fortalecer a paz universal. O plano indica 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, os ODS, e 169 metas, para erradicar a pobreza e promover vida digna para todos, dentro dos limites do planeta. São objetivos e metas claras, para que todos os países adotem de acordo com suas próprias prioridades e atuem no espírito de uma parceria global que orienta as escolhas necessárias para melhorar a vida das pessoas, agora e no futuro.

Objetivo de ‘Energia Acessível e Limpa’

De 2000 a 2013, mais de 5% da população mundial obteve acesso à eletricidade (de 79,313% para 84,58%). Para os próximos anos a tendência é aumentar a demanda por energia barata. Contudo, combustíveis fósseis e suas emissões de gases de efeito estufa provocam mudanças drásticas no clima. Atender às necessidades da economia e proteger o meio ambiente é um dos grandes desafios para o desenvolvimento sustentável. Nesse sentido, este ODS reconhece a importância e traça metas focadas na transição energética, de fontes não renováveis e poluidoras, para fontes renováveis limpas, com especial atenção às necessidades das pessoas e países em situação de maior vulnerabilidade.

Objetivo de ‘Inovação e Infraestrutura’

Investimentos em infraestrutura e em inovação são condições básicas para o crescimento econômico e para o desenvolvimento das nações. Garantir uma rede de transporte público e infraestrutura urbana de qualidade são condições necessárias para o desenvolvimento sustentável. Por meio da promoção de eficiência energética e inclusão social, o progresso tecnológico é também uma das chaves para as soluções dos desafios econômicos e ambientais. Garantir a igualdade de acesso à tecnologias é crucial para promover a informação e conhecimento para todos. Este ODS  lista metas que visam à construção de estruturas resilientes e modernas, ao fortalecimento industrial de forma eficiente, ao fomento da inovação, com valorização da micro e pequena empresa e inclusão dos mais vulneráveis aos sistemas financeiros e produtivos.

Sobre o Programa de Aprendizagem

O Programa Senac de Aprendizagem Profissional Comercial é parte primordial das ações do Programa Senac de Gratuidade em todo o País. Ele atende aos dispositivos da Lei da Aprendizagem (Lei 10.097/2000) e diferentes normativas que tratam da obrigatoriedade das empresas de contratarem jovens aprendizes. É por meio do Programa Senac de Aprendizagem, que a instituição promove a inserção social de jovens com idade de 14 a 24 anos. A empresa contrata o jovem e o inscreve no Senac. A partir daí, ele alterna jornadas na escola de educação básica, nas unidades do Senac e na empresa, preparando-se para o mundo do trabalho. O Programa Senac de Aprendizagem propicia aos aprendizes competências voltadas à profissionalização e à cidadania, a partir da compreensão das características do mundo do trabalho e de seus fundamentos técnico-científicos.