Palestras e apresentações fazem parte da programação do IV Fórum de Prevenção ao Suicídio, que será realizado na próxima terça-feira, dia 3 de setembro. Serão dois encontros – um no período da manhã e outro à tarde –com a mesma programação, no anfiteatro da Fundação Padre Albino.
O evento da Prefeitura de Catanduva marca o início da campanha “Setembro Amarelo”, alusiva ao tema. A atividade será direcionada a profissionais em atuação nos serviços de saúde do município, com objetivo de conscientizá-los sobre as formas de prevenção ao suicídio.
No fórum, será exposto o http://revistadestac.com.br/wp-content/uploads/2017/07/close-de-diversas-pessoas-dando-as-maos-scaled-1.jpg de casos de suicídio na cidade, no estado e no Brasil. Haverá apresentações artísticas do Centro de Atenção Psicossocial (Caps II e Caps AD), além da participação dos alunos da Liga de Medicina da Família e Liga de Saúde e Espiritualidade da Faculdade de Medicina.
Dentro da programação, também está prevista palestra que orientará os profissionais sobre as atitudes da equipe frente ao suicídio, sua identificação e formas de prevenção. O tema será ministrado pelo enfermeiro Kenny Ramponi, especialista em Enfermagem em Saúde Mental e Psiquiátrica pela Unifesp.
A programação do Setembro Amarelo em Catanduva frisará que “falar é a melhor opção” e será desenvolvida pela Secretaria Municipal de Saúde, Unifipa, Fundação Padre Albino, Associação Mahatma Gandhi, Senac e Imes. Ao longo do mês, as unidades de saúde nos bairros também participarão.
Imagem: Divulgação/Prefeitura de Catanduva (Arquivo 2018)