Equipe da UTI Covid do “Emílio Carlos” conta com esse profissional
As equipes multidisciplinares têm grande importância nas Unidades de Terapia Intensiva que atendem pacientes acometidos com a Covid-19. No entanto, poucos sabem que o dentista está inserido na equipe multidisciplinar e também tem papel fundamental na recuperação desses pacientes.
A odontóloga Carolina Vendramini Munhaes faz parte da equipe da UTI Covid da Unidade para Respiratórios Agudos (URA) do Hospital Emílio Carlos. Ela explica que a função do cirurgião-dentista na UTI Covid é realizar avaliação criteriosa da cavidade oral, intervindo em lesões, infecções e alterações presentes que possam ocasionar maior risco aos pacientes, pois quanto maior o período de intubação, maior o risco de desenvolver lesões nos lábios, línguas e sangramentos que necessitam de intervenção.
“O odontólogo tem por função também desenvolver protocolo de higiene oral rigoroso, colocá-lo em prática, bem como treinar a equipe de enfermagem. A higiene oral é realizada três vezes ao dia com o objetivo de remover as bactérias dos dentes, língua e gengiva, diminuindo o risco do desenvolvimento de complicações respiratórias que podem prolongar a permanência do paciente em UTI”, destaca ela.
Carolina ressalta que se essas bactérias não forem removidas, podem ser aspiradas para dentro do pulmão dos pacientes que estão em ventilação mecânica, causando complicações respiratórias e aumento do tempo da ventilação mecânica. “Uma higiene bucal adequada tem relação com a diminuição do tempo de internação dos pacientes, além de causar bem-estar, promovendo qualidade de vida e saúde”, completa a cirurgiã dentista.