Médico enfatiza que algumas atitudes podem proteger contra o câncer de pele
O sol está brilhando no verão! Mas, ao mesmo tempo em que ele é uma ótima fonte de produção de vitamina D para o corpo, alguns cuidados são fundamentais para prevenir o câncer de pele, o mais comum no país. Com o aumento da procura por praias e piscinas, o dermatologista José Adolfo Lopes Bolinelli, cooperado da Unimed Catanduva, reforça a importância da prevenção.
De acordo com Bolinelli, três cuidados são essenciais: o uso do filtro solar; vestir roupas leves e com proteção UV; hidratar-se constantemente. “A atitude de se proteger é essencial. Use roupa com proteção, abuse do protetor solar nas áreas descobertas e não se esqueça dos óculos e boné”, explicou.
Os cuidados também são válidos para quem faz esportes ao ar livre. Outra dica para se proteger é evitar o sol das 9 às 17 horas. O sol é mais quente próximo do meio-dia; então, se estiver sob ele, reforce a aplicação do filtro solar.
Filtro solar
O protetor solar é essencial para os cuidados da pele. De acordo com o dermatologista, o ideal é repassar o produto a cada duas horas. “Se você estiver na água ou correu e suou bastante, reaplique o produto”, completou.
Bolinelli recomenda que o filtro deve ser espalhado em todas as áreas do corpo que estiverem descobertas e que entrarão em contato direto com o sol. Evite fazer ‘economias’; caso contrário, a proteção pode ser baixa ou nenhuma.
Além de escolher o fator adequado, verifique o protetor que mais se adequa ao seu corpo. As opções no mercado são inúmeras e atendem a todos os tipos de pele. Para peles secas, escolha uma opção com hidratante; para peles mistas e oleosas existe a opção com oil-free.
“Produtos de maquiagem podem conter filtro solar, porém, informe-se para saber o fator correto. Mas, se está na piscina, na praia ou correndo, use o filtro. A proteção deve ser diária e constante”, frisou o cooperado da Unimed Catanduva.
Siga estas dicas de proteção
– Prefira o protetor solar com alto fator de proteção;
– Passe protetor solar a cada duas horas;
– Após sair da água, no mar ou piscina, reaplique o filtro solar;
– Use roupas com proteção UV;
– Use chapéus ou bonés e óculos de sol;
– Evite horários próximos ao meio-dia, e entre 9 e 17 horas;
– Busque sombras e mantenha a proteção contra raios solares, que podem ser refletidos pela areia, superfície da água e vidros;
– Hidrate-se bastante.
Fonte: José Adolfo Lopes Bolinelli