Atividade coleta informações a respeito da adaptação dos professores ao ambiente da educação remota
Alunas do curso de Enfermagem da UNIFIPA Catanduva (Centro Universitário Padre Albino) estão desenvolvendo projeto para identificar a visão da comunidade docente a respeito das práticas do ensino à distância. Trata-se da pesquisa “O ensino à distância em tempos de pandemia: desafio e prática”.
Para a pesquisa será aplicado questionário, via formulário do Google, com questões elaboradas pelas autoras usando a escala de Likert em três dimensões no contexto da pandemia, bem como perguntas abertas, que serão analisadas por conteúdo temático. O questionário será aplicado aos docentes dos cursos de Medicina, Enfermagem, Farmácia, Educação Física, Biomedicina, Direito, Pedagogia, Agronomia e Administração. Com a aplicação do questionário será avaliada a adaptação dos professores ao ensino remoto.
Elaborada pelas graduandas Letícia Fernandes Cavalcanti, Maria Eduarda Garcia Avanso Silva e Laura Esteves Netto, sob supervisão da pesquisadora responsável Profa. Dra. Aline Fiori dos Santos Feltrin, a pesquisa será enviada individualmente aos docentes.
“Vendo toda a mobilização que tivemos por conta das questões da pandemia e do distanciamento social, algumas alunas do curso de Enfermagem pensaram em como estava sendo esse cenário para os professores, visto que para elas, enquanto alunas, já era desafiador. Assim, elaboramos o projeto e, inicialmente, iríamos fazer apenas com os professores de Enfermagem, mas discutimos e achamos interessante conversar com todos os docentes da instituição porque o cenário da pandemia serviu para que tivéssemos uma resposta muito rápida para a situação de não mais poder estar no ensino presencial, trazendo uma ressignificação das práticas pedagógicas”, ressaltou a Profa. Dra. Aline.
Vale ressaltar, por fim, que o referido trabalho será realizado em consonância com as resoluções nº 466/2012 e nº 580/2018 do Conselho Nacional de Saúde, que tratam dos aspectos éticos em pesquisas.