Estudantes concluíram o curso livre Segurança na Operação de Empilhadeiras com auxílio de intérprete de Libras do Senac Catanduva
Kleber Paulo Soares de Oliveira e Mateus de Lucas Paulino são amigos, têm deficiência auditiva e estão em busca de novas oportunidades no mundo do trabalho. Para isso, recorreram ao Senac Catanduva à procura de qualificação. Ambos se interessaram pelo curso Segurança na Operação de Empilhadeiras.
Para que os alunos fossem atendidos durante as aulas, o Senac Catanduva preparou adaptações na metodologia do curso. “Realizamos um trabalho prévio para que as aulas fossem desenvolvidas com sucesso. Fizemos uma reunião da equipe pedagógica com estes alunos para entender às necessidades e também para entender o que eles esperavam do curso”, explica Valmir Schork, docente da área de segurança do trabalho da instituição.
As aulas aconteceram entre o final de novembro e o começo de dezembro deste ano, no Senac Catanduva e na empresa Frucamp, parceira da unidade para as atividades práticas. A responsável pela comunicação entre Kleber, Mateus, o docente e os demais alunos foi a intérprete de Libras do Senac Catanduva, Marlene Batista.
Kleber explica o motivo da escolha por esse curso. “Desejamos novos conhecimentos para conseguir novas oportunidades no mercado. A inclusão que o Senac Catanduva proporcionou foi excelente para que pudéssemos participar das aulas”, afirma.
Entre os conteúdos, os alunos aprenderam sobre os cuidados exigidos na condução deste veículo, já que são manobras complexas de materiais e produtos. Todas as aulas seguem os procedimentos, normas e legislações de segurança, saúde e meio ambiente.
Em alguns momentos, durante as aulas, a intérprete precisou realizar adaptações para a Língua Brasileira de Sinais. “Alguns termos não possuem uma tradução literal em Libras, por isso, buscamos contextualizar para que eles entendessem todo o conteúdo do curso”, conta Marlene.
Com a nova formação, Kleber e Mateus esperam conseguir trabalho o quanto antes nesta área. “Estamos muito felizes pela nova capacitação. Ficaremos atentos às novas oportunidades que surgirem na área”, explica Mateus, que já havia cursado o Técnico em Informática no Senac Catanduva.
Segundo a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, em 2018, das 768.723 vagas reservadas nas empresas para pessoas com qualquer tipo de deficiência, 389.165 estavam ocupadas. No Estado de São Paulo, onde o número de contratações é o maior do país, há cerca de 140 mil profissionais com deficiência empregados.
O Senac São Paulo possui o Programa de Inclusão de Pessoas com Deficiência desde 2002, com o objetivo de promover ações de orientação e sensibilização para garantir a disponibilização de recursos para que as pessoas com deficiência possam desempenhar o seu trabalho na plenitude de suas potencialidades e disseminar a cultura inclusiva na organização. Toda a rede conta com profissionais fluentes em Libras.
Para quem também deseja se qualificar no curso Segurança na Operação de Empilhadeiras, o Senac Catanduva abrirá nova turma em 2020. O curso possui curta duração, com carga horária de 24 horas.As inscrições já estão abertas no Portal Senac: www.sp.senac.br/catanduva.
Serviço:
Segurança na Operação de Empilhadeiras
Data: 20 de junho de 2020 a 4 de julho de 2020
Horário: aos sábados, das 8 às 17 horas
Senac Catanduva
Endereço: Rua Santos, 300 – Catanduva
Informações e inscrições: www.sp.senac.br/catanduva