Evento contou com palestras, apresentação de trabalhos, mesa redonda e minicursos.
Nos dias 18 e 19 de junho último, ocorreu o XXX Congresso Médico Acadêmico da Medicina/Fameca/Unifipa. O evento, tradicionalmente realizado pelo Centro Acadêmico Emílio Ribas (C.A.E.R.), contou com diversas atrações envolvendo conhecimento médico e atualizações científicas.
O primeiro dia contou com a participação de palestrantes renomados da medicina brasileira. A Profa. Dra. Kátia Ramos Moreira Leite, docente da FMUSP e presidente da Sociedade Brasileira de Patologia, abriu a tarde com o tema “O impacto da pandemia no diagnóstico do câncer”. Em seguida, o Prof. Dr. Jorge Luís Valiatti, docente e coordenador do curso de Medicina Fameca/Unifipa, além de representante do comitê de insuficiência respiratória da AMIB, trabalhou o tema “COVID-19 e a terapia intensiva no Brasil”. Para fechar o ciclo de palestras, o Prof. Dr. Ricardo Santaella Rosa, médico infectologista e docente da Fameca, abordou “Programa Nacional de Imunização, SUS e vacinação contra a COVID-19”, de forma a elucidar dúvidas e desconstruir paradigmas sobre a temática.
No mesmo dia, no período da noite, foram apresentados os trabalhos do tradicional Prêmio “Jesus Carlos Machado”, que em sua XXIV edição, estimula a participação dos acadêmicos na produção científica.
Na manhã de sábado (19) os congressistas puderam aperfeiçoar conhecimentos em suas áreas de interesse. Por meio de pequenas salas de conferência, os inscritos acompanharam minicursos de diversas áreas da medicina, dentre 12 possibilidades de escolha.
As palestras de encerramento do evento ocorreram no período da tarde, sendo abordado o tema “Medicina e Arte”. A primeira palestrante foi a Profa. Dra. Ana Paula Girol, docente e pró-reitora de pesquisa e pós-graduação da Unifipa, que apresentou a intersecção entre a medicina e a arte em diversas obras. Por fim, o Prof. Dr. Walter Melo e o Prof. Mdo. Tiago Pilotto discutiram em mesa redonda sobre “A arte em Nise da Silveira”, em homenagem à médica psiquiatra pioneira na psicoterapia e que dá nome à atual diretoria do C.A.E.R.
Como resultado, o evento obteve mais de 500 inscrições, totalizando mais de 1.000 visualizações no YouTube em ambos os dias.