Mobilização. Essa é a palavra de ordem no combate à dengue e vai nortear uma operação conjunta realizada pela Secretaria Municipal de Saúde e a Sucen (Superintendência de Endemias). A ação consiste em um arrastão pelos quatro cantos da cidade que terá início na próxima segunda-feira, dia 9 de março.
Conforme o cronograma, o trabalho começará por um conjunto de 10 bairros, que vão receber os agentes de endemias e os agentes comunitários de saúde ao longo da próxima semana: Bom Pastor, Euclides, Pachá, Solo Sagrado, Alpino, Monte Líbano, Pedro Nechar, Santa Rosa, Lunardelli e Nosso Teto.
Toda essa área será alvo de bloqueio. As atividades terão como ponto de partida as unidades de saúde, que já foram comunicadas sobre a intensificação dos trabalhos.
“As equipes vão vistoriar imóveis e remover possíveis criadouros do Aedes. Além de orientar os moradores sobre os perigos da dengue e a necessidade de limpeza em seus imóveis”, ressalta Ronaldo Gonçalves Júnior, secretário de Saúde.
O arrastão deve ser reforçado com a nebulização costal, em determinados pontos da cidade, casa a casa, se necessário. O serviço já vem sendo executado diariamente, em diferentes bairros. “Queremos atingir número maior de residências, inclusive aquelas que estão fechadas e geram pendências no trabalho. Esperamos melhorar o cenário da dengue em Catanduva”, frisa.
A secretaria pede a colaboração dos moradores para que abram suas residências para os visitadores e que mantenham a limpeza de casas e quintais.
Imagem: Divulgação/Secretaria Municipal de Saúde