A 10ª edição do Índice Paulista de Responsabilidade Social (IPRS) mostra que Catanduva é destaque na qualidade de vida. A Cidade Feitiço foi classificada como “dinâmica” nos critérios do estudo e aparece ao lado de 112 municípios paulistas. O levantamento foi divulgado na Assembleia Legislativa, na semana passada.
O indicador calcula o desenvolvimento humano das 645 cidades do Estado de São Paulo e é elaborado pela Fundação Seade, em parceria com o Instituto do Legislativo Paulista (ILP) e a Assembleia Legislativa.
Três linhas fazem parte da composição do Índice Paulista de Responsabilidade Social: riqueza, escolaridade e longevidade.
Com Produto Interno Bruto (PIB) per capita de R$ 50 mil, Catanduva conquistou 40 pontos em riquezas. A longevidade também teve destaque e garantiu 76 pontos ao município. Na educação, a proficiência adequada e avançada em língua portuguesa e matemática no 5º ano de 65% garantiram 67 pontos no quesito escolaridade.
Com o resultado, Catanduva aparece em 103º lugar no ranking estadual. Quando analisados apenas os municípios “dinâmicos”, sobe para a 59ª posição.
“Temos fortalecido as nossas ações para alcançarmos resultados que reflitam na qualidade de vida das pessoas. Seja na educação, geração de emprego e em opções de lazer para os idosos. Lutamos por melhorias, para que nossa cidade cresça da melhor forma”, destaca a prefeita Marta do Espírito Santo Lopes.
O grupo que concentrou o maior número de municípios é o dos “equitativos” (218). Nele estão cidades com baixos níveis de riqueza, mas bons indicadores sociais. Na sequência, aparecem os “em transição” (179), que apresentam baixos níveis de riqueza e indicadores intermediários de longevidade ou escolaridade.
Outras 75 cidades aparecem como “desiguais”, com níveis de riqueza elevados e indicadores sociais insatisfatórios. Entre os “vulneráveis”, estão 61 municípios considerados os mais desfavorecidos, tanto em riqueza, quanto na área social.
“Trabalhamos intensamente para que haja cada vez mais oportunidades em nosso município. Agregamos valor aos nossos produtos e serviços gerando mais renda e, consequentemente, bem-estar social. É esse o nosso objetivo”, reforça o secretário de Desenvolvimento Fábio Rinaldi Manzano.
IPRS
O Índice Paulista de Responsabilidade Social (IPRS) é um importante parâmetro, utilizado para mensurar o grau de desenvolvimento humano dos municípios paulistas e, como consequência, auxilia na orientação das políticas municipais. O estudo é realizado desde 2000, com resultados divulgados a cada dois anos.