Com oportunidade de trabalho híbrido, programa da Energisa beneficia colaboradores e meio ambiente

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Implantado no final de 2020, programa “Lá & Cá” permite que colaboradores alternem atividades profissionais de forma presencial e remota;

Além da qualidade de vida, modalidade ajuda a reduzir a poluição provocada pelos veículos dos funcionários em deslocamento.

Há quase um ano e meio, a pandemia impulsionou a mudança na rotina de trabalho de milhares de profissionais em todo o mundo. Visando a segurança, saúde e bem-estar dos colaboradores, a Energisa implantou, no final de 2020, o “Lá & Cá”, o primeiro programa permanente de trabalho híbrido, denominado smart work, do setor elétrico brasileiro. Desde então, colaboradores de áreas administrativas cujas atividades podem ser realizadas de forma remota, têm a oportunidade de trabalhar de forma híbrida, ou seja, alguns dias na empresa, presencialmente, e outros em casa.

Para isso, os profissionais recebem todo o suporte necessário para desempenharem o trabalho à distância, o que inclui notebook, minicursos on-line com instruções sobre ferramentas que ajudam a otimizar as tarefas, diálogos de saúde e segurança, e até orientações de ergonomia e alongamentos para fazer em casa, a fim de manter uma rotina saudável.

Conforme o consultor de Recursos Humanos da Energisa Sul-Sudeste, Robes Eduardo Gomes Mataroli, os seis primeiros meses do programa comprovam que a companhia está preparada para as novas dinâmicas do mercado de trabalho, priorizando a qualidade de vida e a capacidade de gerar valor além da forma de se trabalhar.  

“Conseguimos equilibrar as necessidades dos colaboradores aos objetivos da empresa. Tudo isso com segurança, saúde, responsabilidade e produtividade em alta, o que faz da Energisa uma empresa diferenciada”, destaca Robes, citando o ranking Linkedin Top Companies, divulgado neste ano, que coloca a Energisa entre as 25 melhores empresas para construir carreira profissional no país.

Ao responderem uma pesquisa interna, os que aderiram à nova rotina garantem que a alternância entre o trabalho presencial e remoto trouxe vantagens como autonomia, redução de tempo do deslocamento entre casa e empresa, e melhor convívio familiar. “Além disso, o trabalho híbrido permanente contribui com o meio ambiente, já que reduz o fluxo de veículos dos colaboradores em deslocamento, diminuindo a emissão de gases poluentes. Também ganhamos em qualidade de vida e segurança das pessoas que estão menos expostas ao estresse e riscos diários do trânsito”, complementa o gestor.

Considerando as funções e outros requisitos necessários para integrar o programa “Lá & Cá”, que continuará mesmo após a pandemia, a modalidade de trabalho híbrido dispõe de duas opções de escala: 5×5, isto é, cinco dias de trabalho presencial e outros cinco de forma remota; e 3×2, em alguns casos excepcionais, sendo três dias na empresa e dois em casa. 

Digitalização na rotina

A transformação digital iniciou na Energisa bem antes da pandemia de Covid-19. Porém, a empresa acelerou esse processo para manter o engajamento entre as equipes, permitindo que a inovação tecnológica proporcionasse um ambiente colaborativo e integrado. E essa cultura digital tem feito parte, inclusive, da rotina de recrutamento e seleção de novos talentos.

Para se ter uma ideia, no último ano, em todo o Grupo Energisa, 80% dos processos de seleção de profissionais para cargos operacionais foram realizados de maneira online. Já para os demais cargos, a seletiva foi 100% online. “Somos uma empresa com foco em pessoas. Toda essa transformação reflete o nosso objetivo de atrair talentos promissores e oferecer oportunidades de desenvolvimento profissional, para que sigam motivados com o nosso compromisso de realizar um trabalho que faça a diferença na vida de milhares de pessoas”, finaliza Robes.

Se identificou com a premissa do Grupo Energisa? Cadastre o seu currículo no portal de carreira da companhia: https://jobs.kenoby.com/grupoenergisa.