Artigo
*Dra Silvia Cardoso do Amaral / CRP06/113107
Opa! Começou mais um (menos ) ano. Já estamos em 2025,chegou rápido né, você se lembra do seu 1 ano de vida? Seus 15anos, seus 18 anos ? Mas não me refiro a fazer aniversário mais o ano todinho, se lembra? Não né…
Temos lembranças e algumas saudades…
O ano passa rápido se avaliarmos que a correria de viver se torna intensa. Tantos afazeres e resoluções a serem feitas, que cinco anos não são tão longe como quando éramos criança. Percebe?
Estamos ainda de ressaca de 2024, ano bom, ano excelente, ano par( pra quem se liga na numerologia) .
Ano de grandes avanços tanto positivamente como prejudicialmente. Mas vem cá. Desliga um pouco de tudo, vem comigo analisar o quão maravilhoso foi seu ano. Tire as dores e os pesos, olhe somente para o pontos favoráveis. Não teve?
Não? está vivo? com saúde? passou por tudo e ainda está sorrindo? Viu, isso( que é muito) já fez seu ano ótimo. Mas, vamos falar sério. Coloque no papel 10 coisas que foram satisfatórias em sua vida no ano que se findou. Elenque 10 momentos únicos e incríveis que viveu. E agradeça, seja grato, pratique a gratidão nesse início de ano. Comece bem, comece certo. Deixe as lamentações e reclamações fora do seu calendário anual, faça isso dia a dia e semanalmente. Olhos abertos e muito atenção.
Atenção ao seu redor, atenção o que irá comer e a quantidade , atenção nas suas falas e condutas, atenção no sentir e agir, atenção ao que deseja e o que pode ter, atenção na conta bancária, atenção na sua saúde e relacionamentos(estamos nos esquecendo).
A ressaca do outro ano, e pra tomar decisões, e ter atenção e não fazer repetições. Atenção ao ser humano que deseja ter ao lado, seja você essa pessoa.
Na adianta querer um príncipe se você não é princesa( e nem é sobre realeza) temos pela frente ( se Deus quiser) um ano inteirinho para autoconhecimento, quebrar padrões e crenças. Se libertar de si mesmo( sabe aquele opinião formada sobre si) creia, ela tem outras imagens e atuações que você não conhece.
Atenção em si, tire o foco do outro, você não vive lá. Da mesma forma que você julga, você é julgado.
Vamos, vamos ajustar o comportamento , as atitudes e a fé ?
Seja um ser humano melhor, para ter satisfações e realizações nesse novo ano, e nos próximos que poderá ter.
Se conheça, se avalie, se ame, se corrija e viva bem!
Feliz ano novo, para você e para mim!
*Sílvia Helena Cardoso do Amaral é professora, psicopedagoga e psicóloga, pós-graduada em Psicologia Sexual, Neuropsicologia, Psicanálise Clínica, Saúde Mental e Terapia de Casais.
Watsapp: 17 99643-6366 / Rua Manaus 1049 /esquina com. Rua 24 de fevereiro