Companhia dos Solilóquios transforma em série histórias de amor reais de jovens do Brasil

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Com realização do Centro Cultural São Paulo, a websérie foi criada a partir de histórias de amor reais de jovens do Brasil inteiro, valorizando o protagonismo do jovem em cena e na vida.

Série Fragmentos de Nós Dois foi gravada durante isolamento social com elenco em quarentena

No dia 28 de outubro de 2020, a Companhia dos Solilóquios estreia a websérie Fragmentos de Nós Dois que será transmitida via instagram (@fragmentosdenos2), com produção da Recicla Filmes e realização do Centro Cultural São Paulo.

Após uma grande convocatória realizada em Agosto, o grupo colheu histórias reais de amor vividas por jovens do Brasil inteiro e utilizou tais relatos para dar início a um intenso processo criativo, roteirizado pela dramaturga, atriz e roteirista Bruna Vilaça.

As histórias de amor recebidas se transformaram em cenas de uma série dividida em seis capítulos, que será exibida através do Instagram (a rede social que tem sido mais utilizada pelo público alvo deste projeto), com um formato de tela vertical 9:16, feito exatamente para o IGTV. 

Ao se adequar às configurações de um celular, o grupo pretende fazer com que a série dê ao jovem a sensação de segurar cada história em suas mãos. 

“Através do celular muitos jovens nos enviaram seus relatos de amor e desamores. E entendemos que para eles isso foi o mais próximo que uma carta de amor pôde chegar nesses tempos de privação que vivemos. Agora, também através do celular, queremos devolver essas histórias transformadas em arte. Uma espécie de acolhimento em tempos de tanta privação e uma forma de estar perto”, comentam Weslley Nascimento e Bruna Vilaça, Companhia dos Solilóquios.

A websérie é o primeiro fruto de um projeto amplo, de mesmo nome (Fragmentos de nós dois) que propõe a intersecção entre diferentes linguagens artísticas como teatro, cinema, artes visuais e literatura para valorizar o protagonismo dos jovens em cena e na vida através de suas relações afetivas e histórias de amor verdadeiras acontecidas no período da juventude.

A obra que foi gravada no mês de setembro no estado de São Paulo durante o período de isolamento social, exigiu um preparo especial para que a segurança das pessoas envolvidas no projeto fosse colocada em primeiro plano. Elenco e equipe técnica foram mantidos em  quarentena por duas semanas antes das filmagens começarem e apenas oito pessoas foram autorizadas a permanecer no set durante as gravações.

A ideia deste projeto surgiu a partir da experiência que o grupo viveu em 2019, quando estreou o espetáculo de teatro jovem CAFÉ, sob a curadoria de Lizette Negreiros, no Centro Cultural São Paulo, circulando também por vários outros espaços culturais. 

O grupo buscava contar ao público uma história de amor que tivesse potência para uma identificação coletiva, o que de fato aconteceu. Além do enorme sucesso junto ao público jovem em todos os locais por onde passou, o grupo começou a receber relatos de pessoas jovens que identificavam suas histórias amorosas com a do espetáculo.

Diante do contexto atual, em que tantos jovens se sentem distantes de pessoas queridas, privados de suas liberdades e interagindo mais no ambiente virtual para se socializar, o grupo resolveu desbravar este formato digital para conectar a juventude e refletir sobre ela de forma cuidadosa. 

“Fragmentos de Nós Dois é um convite a adentrar neste universo e compreender que a juventude tem muito mais a nos dizer do que os formatos caricatos que como praxe são utilizados para retratar essa fase da vida”, finaliza o grupo. 

SINOPSE 

Cinco amigos realizam a última reunião em uma casa de campo que será demolida. Neste encontro, eles descobrem filmagens antigas relatadas por eles mesmos, e sentimentos voltam à tona em tempo presente.