Segundo um estudo recente, feito pela Squid, empresa especializada em marketing de influência, aponta que o engajamento dos usuários no Instagram tem aumentado com a chegada do vírus ao Brasil. O estudo revela que, comparando esse período de pandemia com os mesmos dias no ano passado, houve um aumento de 24% na taxa de engajamento e 27% no alcance efetivo da ferramenta de ‘stories’ da rede.
Desde que a pandemia do novo Coronavírus foi anunciada no Brasil, a visibilidade de muitos influenciadores digitais aumentou por conta do aumento do consumo por informação, conteúdos e entretenimento pela população. A resposta a essas iniciativas já aparecem em forma de aumento no engajamento de seguidores e nas novas propostas das marcas.
O Youtube também mostrou um grande aumento de consumo. Em uma pesquisa autodeclarada da plataforma, cerca de 40% da população brasileira afirmou acessar mais de 3 horas por dia vídeos na plataforma, desde o início da pandemia. O estudo também revela que os conteúdos mais acessados são filmes, séries e humor, gastronomia e receitas, educação e cursos, exercício físicos, conteúdo infantil, entretenimento e notícias. O termo “Em casa” do Youtube, que consta vídeos e lives apoiando a permanecia das pessoas em casa nesse período de pandemia, cresceu 123% de janeiro a março desse ano.
De acordo o estudo feito pela Squid, os influencers digitais e youtubers tem o poder de auxiliar nas escolhas e atitude das pessoas por meio dos conteúdos que passam aos seus fãs, ou seja, eles têm um papel muito importante na comunicação digital, principalmente com os mais jovens que acabam sendo mais influenciados Nesse sentido, esses perfis do Instagram ou do Youtube podem não apenas disseminar o entretenimento, mas também informações importantes sobre a pandemia, bem como mensagens positivas.
Entrevistamos Priscila Zioli, que é digital influencer , da cidade de Olímpia que afirma “ Precisamos usar esse alcance que temos com muita responsabilidade para transmitir informações e conteúdos . No caso da pandemia do novo Coronavírus, eu incentivo meus seguidores a não sair de casa e, caso realmente precisem sair, que eles usem máscaras e álcool em gel, afinal cuidar da saúde é com certeza, a prática do amor ao próximo e eu também estou agindo assim”, comenta. Ela ainda ressalta que os influenciadores precisam seguir um plano de conteúdo específico nesse período e adaptar suas produções para a realidade atual. “Eu sempre cuidei muito com o que posto na rede e agora tenho o dobro de cuidado com os conteúdos que produzo e compartilho”, conta.
“Neste momento, o importante é todos se unirem. Dessa forma, busco interagir com o meu público de forma bem descontraída, afirma a influencer que teve um aumento de procura de aproximadamente 40% dos estabelecimentos comerciais e hj passa dos 51 mil seguidores no Instagram com media de visualizações na casa dos 2 milhões na semana.
Priscila Zioli
Casada e mãe de Antonella, moradora da cidade de Olímpia, formada em Contabilidade, se descobriu apaixonada pela mídia, onde desenvolve trabalhos com redes sociais, como principal o instagram , através de conteúdos, propagandas, vídeos, provadores, fotos e dicas. “Hoje só vejo um crescente número de seguidores, fico feliz e consigo conciliar com minha família”