Doação de Sangue: um ato que pode salvar até quatro vidas!

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Dia 25 de novembro é comemorado o Dia Nacional do Doador de Sangue

No próximo dia 25 é comemorado o Dia Nacional do Doador de Sangue, uma data para lembrar que este ato pode salvar até quatro vidas e deve ser feito sempre. No Hemonúcleo de Catanduva, o estoque está abaixo de 50%, principalmente para as tipagens sanguíneas A- e A+.

Para conscientizar a população, o Comitê de Humanização do Hospital Unimed São Domingos (HUSD) promoverá na próxima sexta-feira, dia 22, uma série de abordagens aos pacientes e beneficiários que passarem pelas dependências do hospital. Além de incentivar a doação, o comitê dará orientações e mobilizará pessoas a fazerem o cadastramento de medula óssea.

Uma campanha de incentivo à doação também está sendo divulgada em outdoor e nas mídias sociais da Unimed Catanduva.

O sangue é destinado a pessoas que se submetem a procedimentos e intervenções médicas, como transfusões, cirurgias e procedimentos oncológicos. Pessoas com doenças crônicas, como Falciforme e Talassemia, também são beneficiadas com as doações.

“Doar sangue é um ato de solidariedade voluntário. Basta ir ao Hemonúcleo mais próximo, ter dormido no mínimo seis horas nas últimas 24 horas, estar bem alimentado, pesar no mínimo 50kg e apresentar um documento com foto”, explicou a hematologista Melina Lopes Bastos Bassi, cooperada da Unimed Catanduva.

Além disso, os doadores devem seguir outros requisitos: ter entre 16 e 69 anos – desde que a primeira doação tenha sido até os 60 anos (menores de 18 anos só podem doar com consentimento formal dos responsáveis) e evitar alimentos gordurosos e bebidas alcoólicas um dia antes da doação.

A frequência máxima de doação de sangue por homens é de quatro vezes ao ano, com intervalo de dois meses entre cada doação; já mulheres podem doar até três vezes ao ano, com intervalo de três meses.

Onde doar?

O Hemonúcleo de Catanduva funciona de quarta-feira a domingo, das 7 às 13 horas. De 22 a 24 de novembro, haverá comemorações para o Dia Nacional do Doador de Sangue. “Precisamos de mais pessoas com tipagem A+ e A-, pois o estoque está mais baixo para estes”, disse a encarregada do Hemonúcleo Marcele Mandelli.

O Hemonúcleo está localizado na rua 13 de maio, 974, no Centro em Catanduva.

Quem não pode doar de forma temporária

Pessoas com gripe ou resfriado, febre, diarreia, mulheres grávidas e no pós-parto, que tenham tatuagem ou piercing há menos de um ano, extração dentária há pelo menos 72 horas, vacinação (ver período, pois depende da dosagem e/ou tipo de vacina) e ter sido exposto a situações de risco, como ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis) no último ano.

Quem está impedido de doar

Pessoas que tiveram hepatite após os 11 anos, que tenham Hepatite (B e C), AIDS (vírus HIV), doenças associadas ao vírus HTLV I e II e Doença de Chagas, malária e que fazem uso de drogas ilícitas.

Quem doa sangue para quem?


 
Pode doar para:Pode receber doação de:
Sangue tipoA+AB+ e A+A+, A-, O+ e O-
Sangue tipo A-A+, A-, AB+ e AB-A- e O-
Sangue tipo B+B+ e AB+B+, B-, O+ e O-
Sangue tipo B-B+, B-, AB+ e AB-B- e O-
Sangue tipo AB+AB+A+, B+, O+, AB+, A-, B-, O- e AB- (todos)
Sangue tipo AB-AB+ e AB-A-, B-, O- e AB-
Sangue tipo O+A+, B+, O+ e AB+O+ e O-
Sangue tipo O-A+, B+, O+, AB+, A-, B-, O- e AB- (todos)O-

Fonte: Ministério da Saúde