No início da manhã desta segunda-feira (1º), um caminhão enroscou em fios de telecomunicação e provocou a quebra de um poste no bairro Jardim do Lago, em Catanduva. A ocorrência foi registrada no sistema elétrico às 7h56, quando houve o impacto ao fornecimento de energia para 3,8 mil clientes das proximidades.
Empenhadas em solucionar o problema o mais rápido possível, as equipes da Energisa Sul-Sudeste iniciaram procedimentos automáticos na rede, viabilizando o restabelecimento da energia para mais de 60% dos clientes em dois minutos, e para os demais clientes, a energia está sendo normalizada de forma gradativa. Os profissionais da concessionária seguem trabalhando nos reparos da rede e substituição do poste danificado.
O coordenador do Centro de Operação Integrado (COI) da Energisa Sul-Sudeste, Mauricio Arantes, explica que em ocorrências desse tipo alguns clientes podem ser impactados por mais tempo devido à complexidade dos estragos aos equipamentos e demais estruturas da rede elétrica.
“Lamentavelmente, são inúmeros os prejuízos causados pelos acidentes envolvendo postes, porém um dos mais graves é o risco de choque elétrico, ainda mais se o poste cair por cima do veículo ou envolver rompimento de cabos”, detalha Mauricio.
Acidentes em 2025
Entre janeiro e agosto deste ano, 60 acidentes de trânsito envolvendo postes foram registrados nos 15 municípios atendidos pela Energisa na região de Catanduva. Como consequência, 10,8 mil clientes tiveram o fornecimento de energia impactado após as batidas.
“Um dos problemas mais graves das colisões contra poste é o risco de choque elétrico, ainda mais se houver o rompimento dos cabos de energia. Por isso, em caso de acidentes com poste, a orientação é que os ocupantes do veículo permaneçam dentro dele, sem tocar nas partes metálicas, aguardando a chegada de uma equipe especializada da distribuidora, que irá realizar os procedimentos com a máxima segurança”, orienta o gerente de Construção e Manutenção da Energisa Sul-Sudeste, Alessandro Gomes.
Alessandro detalha que entre as ocorrências, houve situações em que uma colisão causou danos a mais de um poste, rompeu cabos e comprometeu o funcionamento da rede elétrica. “Do nosso Centro de Operações fazemos os procedimentos automáticos com o intuito de minimizar os impactos e restabelecer a energia. Porém, há situações em que o dano à rede é tão grave que é necessário trocar mais de um poste, o que prolonga o transtorno aos clientes afetados, já que a implantação de um novo poste pode levar de três a quatro horas, ou até mais, dependendo das condições do local e solo”.
E toda essa mobilização tem um custo alto, além do tempo de reparo na rede. A substituição de um poste, conforme a concessionária pode custar de R$ 6 mil a R$ 43 mil. Esse valor varia de acordo com o tipo de estrutura e equipamentos instalados. Ou seja, se for necessário trocar outros equipamentos, o valor pode ser bem alto e, considerando as investigações do acidente pelas autoridades competentes, tais custos financeiros poderão ser cobrados da pessoa responsável pelo acidente e, consequentemente, pelo dano ao sistema elétrico.
De acordo com um levantamento da concessionária, em média, R$ 1,4 milhão são gastos por ano em toda a área de abrangência da distribuidora, para reparar os danos que essas colisões têm causado ao sistema elétrico. Desse total, cerca de 40% foram despendidos nos reparos em ocorrências da região de Prudente.
Serviço
A orientação da Energisa é que em caso de urgência envolvendo a rede elétrica, a comunidade entre em contato pelos canais de atendimento:
- Aplicativo para celular Energisa On
- Site www.energisa.com.br
- Gisa (assistente virtual do Whatsapp): www.gisa.energisa.com.br
- Call Center – 0800 70 10 326