Nos espaços públicos, poda preventiva compete à prefeitura, enquanto nas áreas privadas a responsabilidade fica com os proprietários dos imóveis;
• Por questões de segurança, Energisa realiza podas quando os galhos representam um risco à rede elétrica e, consequentemente, à comunidade.
Manter galhos e plantas longe da rede elétrica é uma medida de segurança para todos. Nos espaços públicos o trabalho da poda preventiva compete à prefeitura, enquanto nos imóveis residenciais e comerciais, cabe aos proprietários e responsáveis. Mesmo assim, por questões de segurança, a Energisa Sul-Sudeste realiza periodicamente a poda preventiva nas 82 cidades em que está presente no interior de São Paulo, sul de Minas Gerais e Guarapuava (PR).
De acordo com o gerente de Departamento de Construção e Manutenção da Energisa Sul-Sudeste, Luiz Moreto, o trabalho da companhia visa garantir a segurança da comunidade e também evitar problemas no fornecimento de energia. “Há situações em que a vegetação sob a rede representa um risco, já que os galhos em contato com os fios podem ocasionar curto-circuito, rompimento de cabos, interrupção do fornecimento de energia e até mesmo energizar a árvore, elevando o risco de incêndio e choque elétrico. Isso é ainda mais perigoso em dias de chuvas e ventania”, explica. Por esse motivo é importante plantar espécies adequadas e manter os cuidados com a poda para que a árvore não avance sobre a rede elétrica.
Pela legislação, esses serviços de manutenção nos espaços público são de responsabilidade das prefeituras. Já nas áreas privadas, cabe ao condomínio e ao proprietário do imóvel ou terreno contratar um especialista para proceder com a poda. Quando os fios estão muito próximos da rede, a Energisa é acionada para evitar quaisquer riscos à segurança da comunidade.
Para cumprir esse cronograma de podas nos locais que representam risco iminente de acidentes e danos, a Energisa dispõe de recursos e serviço especializado – caminhões com cesto aéreo e trituradores de galhos – e equipes qualificadas, inclusive de linha viva, que realizam os serviços com a rede energizada e garantem a eficiência dos serviços sem que o cliente sofra uma interrupção no fornecimento da energia. Os resíduos de podas são direcionados para compostagem, o que também beneficia o meio ambiente.
“As árvores desempenham funções essenciais na natureza, ajudam a controlar a temperatura e a poluição. Nossas equipes seguem todos os critérios ambientais, retirando somente as partes que estão próximas à rede elétrica e priorizando a preservação das espécies”, enfatiza Moreto, acrescentando que qualquer serviço de poda precisa ser feito por profissionais qualificados, para não danificar as árvores.
Plantio correto:
A sombra produzida por uma árvore é muito boa. Mas, antes de plantar é importante avaliar se a espécie é a correta para o local, considerando a altura e o raio de copa que ela poderá atingir na fase adulta. Por isso:
- Não plante árvores próximas ou embaixo de redes previamente instaladas;
- O plantio em calçadas, sob a rede elétrica, deve ser planejado, respeitando os limites de árvores de pequeno porte com altura máxima de 4m;
- Escolha plantas e árvores que não cresçam muito no seu jardim;
- Na área rural, respeite a faixa de servidão da rede elétrica, com uma distância mínima de segurança de 10 metros em relação ao traçado da rede.
Como evitar acidentes:
- Redobre o cuidado ao subir nessas árvores ou utilizar varas e barras metálicas para tentar cortar galhos ou até mesmo colher frutos;
- Não faça podas de árvores que estiverem próximas ou em contato com a rede elétrica, pois os galhos podem tocar os fios e energizar a árvore. Nesses casos, entre em contato com a Energisa;
- Em propriedades particulares, a responsabilidade da poda é do dono do imóvel. Caso a árvore esteja próxima à rede, o cliente deve entrar em contato com a Energisa e solicitar o desligamento da rede para que o serviço seja realizado com segurança pelo profissional contratado.
Em caso de acidente, cabos partidos ou interrupção de energia, entre em contato pelos canais da Energisa:
- Call Center: (0800 70 10 326)
- Site: www.energisa.com.br
- WhatsApp (Gisa): (18) 99120-3365
- Aplicativo Energisa On (disponível no Google Play ou App Store do celular).