O curso obteve nota 5 na última avaliação do MEC.
Área voltada para a formação de profissionais com conhecimento para tratar das tecnologias e processos ligados à produção agrícola e pecuária, o curso de Engenharia Agronômica da UNIFIPA está com inscrições abertas para o Vestibular Continuado 2025. A novidade deste ano são as formas de ingresso como inscrições gratuitas e processo seletivo remoto que podem ser consultadas no edital pelo link unifipa.com.br/vestibular.
Além da infraestrutura completa que a UNIFIPA oferece, o curso possui salas e laboratórios específicos para aprimorar o ensino, como Microscopia e Microbiologia, Parasitologia e Entomologia, Fitopatologia e Análises de sementes, laboratórios especializados para análise e pesquisas agronômicas e corpo docente com professores mestres e doutores.
O coordenador do curso, Prof. Dr. João Paulo Ferreira, informa que os alunos participam de aulas práticas, extensões e eventos, monitorias, práticas de pesquisa e extensão agronômica, TCC, preparação para concursos e entrevistas de trabalho e, se necessário, acompanhamento psicopedagógico. Na área de Extensão, palestras em escolas, feiras e campanhas informativas, eventos técnicos científicos na área agronômica e em projetos ambientais e agricultura orgânica.
Estágios aplicados – A Fundação Padre Albino, mantenedora da UNIFIPA, assinou com o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento/APTA/Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios, Acordo de Cooperação para desenvolvimento de atividades de estágio curricular, obrigatório e não remunerado, para os alunos regularmente matriculados no curso de Engenharia Agronômica. O acordo de cooperação oferece oportunidades de estágios obrigatórios, sem concessão de bolsa, junto aos Polos Regionais e as Unidades de Pesquisa e Desenvolvimento pertencentes ao Departamento de Descentralização do Desenvolvimento – DDD, da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios – APTA visando o aperfeiçoamento técnico-científico e profissional, através de práticas afins com a natureza do curso e promover a integração Universidade e Instituição de Pesquisa.
Incentivo à pesquisa – “A fomentação da pesquisa também faz parte da graduação, através de parceria internacional com a Universidade de Aveiro (Portugal); o aluno pode usar o seu Trabalho de Conclusão de Curso em formato de artigo para revistas, publicações internacionais e edição de capítulos e livros”, frisa João Paulo, que elenca as possibilidades da carreira de pesquisa. “Os alunos têm bolsa de fomento, participam de pesquisas em órgãos públicos estaduais e nacionais, através de parcerias, e estagiam em laboratórios da UNIFIPA, a partir do segundo semestre do primeiro ano, também na Associação dos Fornecedores de Cana da Região de Catanduva/AFCRC, nas Usinas Colombo, COFCO, Raizen, São Domingos, Ruete, entre outras, também temos parceria com o Instituto Agronômico de Campinas/IAC”.
Após formados, os engenheiros agrônomos têm oportunidade de inclusão no mercado de trabalho com empregabilidade em empresas agrícolas, lavouras de produção de culturas, usinas e empresas que buscam tecnologia no campo.
As aulas no campus iniciam em fevereiro e o alunos aprovado deve comparecer à Secretaria Acadêmica do Campus Sede, localizada na Rua dos Estudantes, nº 225, Parque Iracema, no horário das 8h às 21h30, para a matrícula.