A Prefeitura de Catanduva, por meio da equipe de sinantrópicos, executa busca ativa em prédios públicos. Nesta semana, deu início a força-tarefa nas redondezas do Imperial e Nova Catanduva. Posteriormente mais bairros serão vistoriados. Denominados de órgãos especiais: escolas, creches, Unidades de Saúde dentre outros, recebem a visita dos agentes. A ação consiste em orientar e divulgar as medidas de prevenção contra a aparição de escorpiões e outros animais peçonhentos.
A iniciativa tem em vista a preocupação com o período de chuvas que está por vim. A melhor forma de combater o escorpião é a prevenção.
“Como nesta época é frequente o aparecimento de escorpiões nas residências, prédios públicos, essa ação terá continuidade em nosso município para orientar a população. O escorpião é um animal venenoso, tem um ferrão na ponta da sua calda e quando se sente ameaçado, se defende picando as pessoas. Seu veneno pode até matar”, ressalta Kênio Suliani da Costa, chefe da seção de Controle de Zoonoses.
Paralelo a esse serviço, os agentes também continuarão trabalho em conjunto com a EMCAa (Equipe Municipal de Combate ao Aedes aegypti) em vistoria em locais abandonados e com grande quantidade de materiais inservíveis e também nos imóveis residenciais, conforme a demanda.
Para manter o escorpião longe das residências é importante seguir algumas recomendações: manter o quintal limpo, não acumular folhas secas, entulhos, material de construção, madeira, lixo orgânico, dentre outros. “São locais onde as baratas, alimentos do escorpião, se esconder e atraem esses animais peçonhentos”, informa.
Outra forma de mantê-los longe do convívio familiar é deixar sempre os ralos cobertos tanto os internos quanto os externos. Examinar as roupas, os calçados, antes de vestí-los. São atitudes simples que podem evitar os acidentes.
SINTOMAS APÓS A PICADA
Em caso de acidente, a pessoa deve procurar imediatamente o serviço de saúde mais próximo. O primeiro sintoma é a dor no local da picada, podendo ocorrer aumento da temperatura, inchaço leve, vermelhidão, arrepio dos pelos e suor, vômitos, agitação, tremores, produção excessiva de saliva e ofegância.
SERVIÇO
Para agendar a visita da equipe de sinantrópicos em sua casa é só ligar: 3531-9373 ou 3524-2445.