A pandemia exigiu inovação, principalmente para a área da educação, já que as atividades, antes feitas em sala de aula, migraram para as casas dos alunos, mobilizando a família toda. Como forma de aproximar os estudantes e manter o interesse na aprendizagem, a escola municipal Prof. José D’ Oliveira Barreto esbanjou criatividade com duas ações diferentes para as turmas.
A primeira iniciativa a ganhar forma foi a “Semana da Criança”, que reuniu as disciplinas de Jogos, Esportes e Expressão Corporal em uma gincana online. De acordo com a diretora da escola, Daniele Catelan, foram produzidos três vídeos com quatro desafios. A cada desafio concluído, outro tinha início, como forma de manter a participação ativa dos alunos. Funções motoras, cooperação e estímulo à parte cognitiva faziam parte das etapas de execução das estratégias de cada jogador.
“O aluno que concluía a atividade, ganhava o direito de participar do sorteio de um prêmio, que foi uma combinação de guloseimas e jogos elaborados pelos professores com materiais escolares. O sorteio, realizado como encerramento do projeto, foi feito através de uma reunião on-line entre os professores, direção, coordenação e os alunos que concluíram o desafio, juntamente com seus familiares”, destaca a diretora.
A ideia foi lançada pelos professores Bruno Bolinelli, Alessandro Neves e Rafael Moreira. Eles frisam que pais e alunos se esforçaram para, nesse momento tão atípico, terminar os desafios. “O fato de eles entenderem o objetivo principal, que é manter o vínculo com a escola, e o entendimento sobre a responsabilidade com as tarefas escolares, auxiliou o andamento do projeto que envolveu a comunidade escolar.”
Outro projeto que conquistou os estudantes foi o TEFH – Tecnologia, Educação Física e Hispanidade – Juntos pela Consciência Ambiental. A iniciativa foi desenvolvida pelos professores Eduardo Silva (Informática), Fernando Junior (Educação Física, Esportes, Expressão Corporal e Jogos Cooperativos) e Hugo Sousa (Espanhol). O foco é o cuidado com o Meio Ambiente, envolvendo as três disciplinas em uma só.
“Nos sentimos na obrigação de trabalhar com nossos alunos a importância desse cenário para a humanidade, despertando em cada um uma visão mais aprofundada de cada ação e suas possíveis consequências”, destaca o professor Eduardo Silva.
“Tendo os próprios alunos como protagonistas, mostramos que podemos trabalhar, abordar e passear em diferentes tipos de ferramentas e estratégias, a busca real e importante de se conscientizar para um amanhã melhor”, complementa Hugo Sousa.
Na busca por se reinventar em plena pandemia, os educadores conseguiram manter o vínculo com as famílias e garantir a inventividade dos colegas de trabalho.
“Os professores conseguiram elaborar e executar estratégias pedagógicas significantes para esse tempo tão difícil. Com relação às tecnologias, sabemos que são instrumentos essenciais para a aprendizagem, porém, é preciso direcionamento dos professores para que esse mecanismo seja um aliado. Identificamos a existência de possibilidades educativas em muitos outros espaços. A inclusão, a diversidade e a cooperação são marcas centrais para esse novo contexto. Trabalhamos em conjunto, buscamos a interdisciplinaridade e obtivemos sucesso mantendo o vínculo e as aprendizagens de nossos alunos”, destaca a coordenadora Carla Cristina Germano.
Imagem: Divulgação/ Escola Oliveira Barreto