O Centro Universitário Padre Albino/UNIFIPA, recebeu neste mês de julho a estudante Aja Fajmut, do curso de Medicina da Universidade de Ljubljana, capital da Eslovênia, para intercâmbio científico na área de pesquisa. A Universidade fica na maior cidade do país localizada ao longo de rota comercial entre o norte do Mar Adriático e a região do Danúbio. A participação da estudante foi viabilizada por meio do programa internacional SCORE, promovido pela Federação Internacional das Associações de Estudantes de Medicina (IFMSA). Durante o intercâmbio, Aja foi acolhida pelo Centro de Pesquisa Experimental e Clínica (CEPEC) da UNIFIPA, onde integrou atividades de pesquisa com ênfase em extratos de plantas brasileiras e procedimentos laboratoriais envolvendo patologia e manejo de animais.



Atualmente no terceiro ano do curso de Medicina, Aja ressaltou o interesse pela área de Patologia como um dos destaques da experiência. Com previsão de formatura em três anos, a estudante avalia seguir carreira em cardiologia ou cirurgia cardíaca, embora ainda não tenha definido sua especialização.
Além da vivência acadêmica, a estudante destacou a receptividade brasileira como aspecto marcante do intercâmbio. “Todas as pessoas que conheci foram acolhedoras, calorosas e gentis, tanto nos laboratórios quanto nas interações do dia a dia e nas viagens”, afirmou. Aja também incentivou outros estudantes a participarem de programas de mobilidade internacional. “Mesmo com os desafios do curso de Medicina é importante manter a curiosidade viva e não ter medo de fazer intercâmbio, se tiverem a chance”, declarou.
A presença de estudantes de outros países na UNIFIPA integra as ações da política institucional de internacionalização, que busca fortalecer a cooperação científica global e ampliar a formação acadêmica dos futuros profissionais da saúde.