No dia 20 de maio, farmacêuticos dos hospitais Padre Albino e Emílio Carlos visitaram a Santa Casa de Piracicaba/SP para conhecer a rotina da farmácia clínica e a logística da Central de Armazenamento de Medicamentos daquele hospital.
De acordo com Sabrina Caldeira Rocha, coordenadora farmacêutica do Hospital Emílio Carlos, o “benchmarking” foi feito “para fortalecer a melhoria constante nos processos da Farmácia e auxiliar no refinamento do processo da farmácia clínica, recém implantada nos hospitais da Fundação”.
Ela ressaltou que a farmácia clínica no hospital “tem como objetivo principal garantir o uso seguro, eficaz e racional dos medicamentos, com foco no cuidado ao paciente. Atua na prevenção e resolução de problemas relacionados à farmacoterapia, contribuindo para a segurança, adesão ao tratamento e melhores resultados clínicos. O farmacêutico clínico participa de decisões terapêuticas, orienta pacientes e profissionais e colabora com equipes multiprofissionais para otimizar o tratamento e reduzir riscos”.
Além de Sabrina participaram da visita Fabiana Colombo Vanali, coordenadora farmacêutica, e Rodrigo Lopez de Souza Occhiena, farmacêutico clínico, ambos do Hospital Padre Albino, e Juliana Soares Luz de Andrade, farmacêutica clínica do Hospital Emílio Carlos.