No dia 28 de agosto, o diretor médico dos hospitais da Fundação Padre Albino, Luís Fernando Colla, participou da 3ª edição do Primme in House, em São Paulo. O evento, realizado pelo Grupo Mídia, reuniu líderes da saúde filantrópica de todo o país para discutir os rumos e desafios da área com o tema “Gestão Hospitalar 360°”. O encontro proporcionou a troca de experiências entre gestores e especialistas, abordando temas como redução de desperdícios e aumento de receita, inteligência artificial e transformação digital na jornada do paciente e segurança assistencial como pilar de excelência.
Durante os debates, Dr. Colla ressaltou a importância de aliar sustentabilidade financeira ao compromisso social, especialmente em cenário de constantes desafios de financiamento do SUS. “Na Fundação trabalhamos com gestão integrada que equilibra a eficiência administrativa e o cuidado humanizado. Buscamos diversificar nossas fontes de receita, investir em tecnologia e ampliar o engajamento da comunidade, sempre com o objetivo de manter a qualidade e ampliar o acesso ao atendimento”, afirmou.

A participação reforçou a experiência da Fundação Padre Albino como referência em saúde, educação e assistência social no interior paulista por meio de suas 10 unidades mantidas, entre elas os hospitais Padre Albino, Emílio Carlos e Hospital de Câncer de Catanduva.
Entre as iniciativas destacadas por Dr. Colla estão a inovação tecnológica com implantação do sistema Philips Tasy, que integra todas as áreas da instituição, garantindo segurança, rastreabilidade e agilidade no atendimento; governança clínica com fortalecimento da relação com o corpo clínico por meio de grupos médicos assistenciais (GMAs), análise de indicadores em tempo real e rotinas de feedback, resultando em melhores processos e desfechos assistenciais; sustentabilidade e ESG com ações ambientais, como redução de descartáveis, gestão de resíduos e economia de energia, além da valorização de colaboradores e iniciativas de inclusão e diversidade, e segurança do paciente com a adoção de protocolos assistenciais, carrinho beira-leito e treinamentos contínuos para garantir atendimento mais seguro e centrado no paciente.
O Primme in House também contou com a presença de importantes nomes do setor, como Valdir Ventura, CEO do Grupo São Cristóvão Saúde; Letícia Turim, presidente do Grupo Chavantes; Ricardo Olechnovicius, superintendente de Planejamento Financeiro e Controladoria do Grupo São Cristóvão Saúde, e Maria Dulce Cardenuto, superintendente da Santa Casa de São Paulo.