HEC promove ação sensorial com pacientes e acompanhantes

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Atividade integrativa faz parte dos esforços rumo à certificação do Selo Brasil Saúde e valoriza o cuidado humanizado.

No final de setembro, o Comitê Amigo da Pessoa Idosa do Hospital Emílio Carlos (HEC) promoveu a ação “Cuidar com os Sentidos”, iniciativa voltada ao bem-estar e à humanização do cuidado hospitalar em parceria com o comitê responsável pela obtenção do Selo Brasil Saúde, que reconhece instituições comprometidas com boas práticas, sustentabilidade e cuidado centrado na pessoa.

A programação teve início com momento de meditação terapêutica, conduzido pela equipe de Psicologia do hospital. Com música ambiente suave, pacientes e acompanhantes puderam vivenciar um tempo de relaxamento e acolhimento, favorecendo o equilíbrio emocional e o bem-estar coletivo.

Em seguida, os serviços de Fisioterapia, Serviço Social, e de Nutrição, desenvolveram a dinâmica “Espaço Sensorial”, com foco na estimulação olfativa. “Os participantes foram vendados e convidados a identificar temperos apenas pelo cheiro. A atividade, lúdica e interativa, despertou risos, lembranças e sensações que foram compartilhadas”, contou Flaviane Afonso, coordenadora de Fisioterapia.

A programação continuou com atividade de pintura, estimulando os sentidos e a coordenação motora, promovendo relaxamento, concentração e expressão criativa entre os pacientes.

A ação foi conduzida pela coordenação de Reabilitação e Fisioterapia, representada por Keity Emiliene Guim e Flaviane Afonso; pelo Serviço de Psicologia, com o psicólogo Walison Tozatto; pela Assistente Social Suelen Ferreira Matheus; e contou com a parceria do Serviço de Nutrição, com as nutricionistas Adriana Celotto Cruz e Mariana Aimee Nadalini de Oliveira.

A atividade “Cuidar com os Sentidos” integra os esforços do HEC rumo à certificação do Selo Brasil Saúde. “Ações simples, mas carregadas de empatia e cuidado, têm o poder de transformar profundamente a experiência hospitalar. Pequenos gestos podem resgatar o sorriso, a esperança e a leveza no cotidiano de nossos pacientes. Esse é o verdadeiro significado de cuidar”, destacou a coordenadora fisioterapeuta Flaviane.

Fotos/Divulgação