HIV/Sífilis: Saúde vai a campo para ampliar oferta de testes

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

A Prefeitura de Catanduva, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, tem intensificado as ações com objetivo de ampliar a oferta de testes rápidos de HIV e sífilis. O trabalho de campo vem sendo desenvolvido de forma alusiva à Campanha Dezembro Vermelho, mês de prevenção ao HIV e Aids.

Conforme o cronograma, o posto móvel para diagnóstico será montado no Terminal Rodoviário João Caparroz nesta quarta-feira, dia 4, das 8 às 15 horas. Depois, haverá concentração para atendimentos no Mercado Municipal, na sexta-feira, dia 6, das 8 às 13 horas. Nesta semana, o grupo já esteve em atendimento na cadeia pública do município.

O movimento estratégico é organizado pela equipe do programa IST/Aids e conta com apoio de alunos do curso de Enfermagem da ETEC Elias Nechar. Eles farão a busca ativa nas imediações por pessoas interessadas em realizar o exame. Durante a abordagem, a equipe também alerta a população sobre a importância da adesão ao tratamento sobre as doenças e outras infecções sexualmente transmissíveis.

O teste é feito com um furinho no dedo e leva entre 15 a 30 minutos para ficar pronto. Em caso de resultado positivo para HIV, o paciente é encaminhado para nova bateria de exames no ambulatório de referência no Hospital Emílio Carlos. Se diagnosticada a sífilis, a equipe faz o devido direcionamento para tratamento na unidade de saúde do território em que a pessoa reside.

Em Catanduva, os testes rápidos são ofertados gratuitamente nas UBSs que, ao longo deste mês, também estão com equipes mobilizadas para chegar ao maior número de munícipes.

Imagem: Divulgação/Secretaria Municipal de Saúde