Hospital Padre Albino recebe o prêmio Excelência da Saúde 2020

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

HPA está entre instituições de ponta, como Albert Einstein, HCFMUSP e Sírio Libanês

O Grupo Mídia organiza, desde 2013, o prêmio Excelência da Saúde, que visa homenagear as instituições de saúde que mais se destacaram no país. Neste ano a edição do prêmio é especial e homenageia as instituições que mais se destacaram na última década pelo conjunto de toda sua história e relevância para a saúde brasileira. O Hospital Padre Albino (HPA) é um dos ganhadores do prêmio Excelência da Saúde 2020 (Excelência da década). 

O troféu

            “Os ganhadores se destacaram por suas várias ações ao longo dos últimos 10 anos, como investimento em infraestrutura, investimento em melhor atendimento ao paciente, conquistas de acreditações, prêmios; atuação quanto à sua responsabilidade socioambiental; inovação e tecnologia; transparência e compliance; ensino e pesquisa, entre outros”, informou a jornalista Vanessa Sartor, do Grupo Mídia. 

            Em função da excepcionalidade deste ano, decorrente da COVID-19, o evento será 100% digital e acontece nesta quinta, 22 de outubro, às 20h, transmitido pelo canal do Grupo Mídia no Youtube (https://www.youtube.com/user/grupomidia) e página do Facebook (https://www.facebook.com/revistahcm Os ganhadores também serão destaque na edição da revista Healthcare Management. 

            Os vencedores são AACD; Albert Einstein; Nova Bene Ribeirão Preto; Biocor Instituto; BP; Complexo Hospitalar João de Deus; Hospital Edmundo Vasconcelos; Fundação Hospitalar São Francisco; HCFMUSP; HCor; Hospital Adventista de Belém; Hospital Infantil Sabará; Hospital Jayme da Fonte; Hospital Montenegro; Hospital Santa Marcelina; Hospital Brasília; Hospital Dona Helena; Hospital Márcio Cunha; Hospital Moinhos de Vento; Hospital Padre Albino; Hospital Leforte; Hospital Mater Dei; Hospital Oswaldo Cruz; Hospital Santa Casa de Curitiba (Pró-Saúde); Hospital Paulo de Tarso; Hospital Sagrada Família; Santa Casa de Montes Claros; Hospital São Camilo Pompeia; São Cristóvão Saúde; Hospital São Francisco Ribeirão Preto (Hapvida); Hospital Sírio Libanês; Santa Casa de Belo Horizonte; Santa Casa de Juiz de Fora; Santa Casa de São José dos Campos; Santa Casa de Vitória; Hospital Unimed BH; Hospital Unimed Cuiabá; Hospital Unimed Florianópolis; Hospital Unimed Recife e Hospital Unimed Sul Capixaba. 

 

O prêmio e o HPA  

            O diretor-presidente da Diretoria Executiva da Fundação Padre Albino, mantenedora do Hospital Padre Albino, Reginaldo Lopes, disse que o prêmio foi conquistado devido às mudanças que vêm sendo implementadas. “Desde 2019 a instituição vem investindo na expansão das unidades de saúde, buscando a melhoria de fluxos e processos. A gestão foi profissionalizada e está pautada pela transparência, equidade, prestação de contas e responsividade corporativa”, explicou. Reginaldo destacou que entre as práticas estão as reuniões periódicas entre as equipes, a diretoria e o Conselho de Administração, onde são acompanhados os projetos, passadas as novas diretrizes e elaborados os planos de ação referentes às metas e aos indicadores. Desta forma é possível manter controle administrativo eficiente e acompanhar o progresso, considerou. 

            Reginaldo ressaltou que recentemente a Fundação Padre Albino investiu cerca de R$ 9 milhões na renovação do parque tecnológico, na aquisição de máquinas e equipamentos de informática. “Buscando a excelência da assistência prestada, desde 2017 o Hospital Padre Albino conta com rotinas eletrônicas de documentação, através do uso do Prontuário Eletrônico do Paciente”, completou. 

A diretora de Saúde e Assistência Social, Renata Rocha Bugatti, informou que o Departamento de Qualidade foi reestruturado com foco na melhoria contínua dos processos, sendo nomeada uma gerência da qualidade ligada diretamente à gestão. “Os hospitais da Fundação Padre Albino dispõem de Núcleo de Segurança do Paciente para gerir riscos de eventos adversos e divulgar metas internacionais de segurança, além de incentivar boas práticas. A qualidade hospitalar trabalha com a gestão de dados e projetos, os processos de acreditações e as auditorias em saúde têm ênfase no cuidado centrado no indivíduo, com a inclusão dos clientes nos processos de melhoria, priorizando a sustentabilidade em saúde”, disse. Ela citou a participação do hospital Padre Albino no Programa de Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS) em dois projetos: “Saúde em nossas mãos – Melhorando a Segurança do Paciente em Larga Escala no Brasil” e “Lean nas Emergências”, sendo que os hospitais Albert Einstein e Sírio Libanês, referências em excelência em saúde, atuam, respectivamente, como tutores do hospital nos projetos. 

            A gestão hospitalar tem cuidado especial com pessoas e prima por clima organizacional saudável, onde é estimulada a recompensa e o crescimento. O RH está alinhado com os princípios da governança corporativa, o que faz com que os colaboradores sejam mais engajados. “A instituição investe na ampliação das competências dos seus colaboradores por meio da educação continuada, promovida pelo RH, e mantém Núcleo de Educação Permanente, gerido pela gestão de qualidade hospitalar, que trabalha a produção de conhecimentos no cotidiano do hospital, a partir da realidade vivida pelos atores envolvidos, tendo as experiências desses atores como base de interrogação e mudança. A equipe também realiza trabalho de mentoria com profissionais ingressantes na instituição, com o objetivo de identificar os talentos e fidelizá-los, reduzindo assim custos gerados por índices de turnover, por exemplo”, frisou a diretora. 

Dirigentes da Fundação Padre Albino com o troféu: Dr. José Carlos Rodrigues Amarante, presidente do Conselho de Administração; Renata Rocha Bugatti, diretora de Saúde e Assistência Social; Reginaldo Donizeti Lopes, diretor-presidente da Diretoria Executiva, e Cristiane Valéria da Silva Procópio de Oliveira, diretora de Educação.

Na assistência, o Hospital Padre Albino vem anualmente destacando-se regionalmente no processo de notificação e captação de órgãos para transplantes. Na Oncologia, a expansão dos serviços ofertados garantiu opção de tratamento aos pacientes de Catanduva e região e o hospital ainda é referência estadual na política de humanização, através da utilização do processo de Alta Responsável. 

            Sobre as perspectivas para os próximos anos, o diretor-presidente Reginaldo Lopes salientou que todos os esforços estão voltados para a excelência da assistência prestada, proporcionando que o hospital seja conhecido nacionalmente como referência em saúde. “O trabalho que vem sendo realizado já nos deu reconhecimento, através deste prêmio “Excelência em Saúde 2020″ do Grupo Mídia, o que nos deixa muito satisfeitos e com a convicção de que estamos no caminho certo”. Reginaldo Lopes e Renata Bugatti salientaram que tudo foi e está sendo feito com irrestrito apoio da Diretoria Executiva, Conselho de Administração e Conselho de Curadores da Fundação. 

            Reginaldo lembra que desde 2019 a Fundação Padre Albino investe na expansão das unidades de saúde, buscando a melhoria de fluxos e processos através da implantação do Design do Futuro, sendo que até 2022 estão previstos investimentos na modernização da estrutura física. “A expansão predial com conceito de Design do Futuro visa o aumento de receitas provenientes de operadoras de planos de saúde e clientes particulares, garantindo o equilíbrio financeiro institucional”, finalizou.

Fotos: Comunicação HPA