HPA e HEC destacam metas da OMS na campanha Abril pela Segurança do Paciente

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Temática deste ano é ‘Comunicação e trabalho em equipe

Os hospitais Padre Albino e Emílio Carlos realizaram, entre os dias 15 a 18 de abril, a ação “Todos pela Segurança do Paciente”, voltado aos colaboradores das unidades, e que faz parte da campanha “Abril Pela Segurança do Paciente”, iniciativa do Ministério da Saúde que visa compartilhar conhecimentos e práticas seguras realizadas pelas instituições de saúde do país.

Anualmente o MS propõe temáticas para serem trabalhadas entre os grupos de Segurança do Paciente, Núcleo de Educação Permanente e Serviço de Controle e Infecção Hospitalar. Neste ano foi abordada a temática “Comunicação e Trabalho em Equipe”.

“Dentro do ambiente hospitalar, práticas e ações estratégicas são necessárias para garantir a segurança do paciente. Quedas, infecções e troca de medicamentos são exemplos de situações que podem gerar graves consequências. Por isso desenvolvemos a ação com o objetivo de conscientizar nossos profissionais que lidam diariamente com os pacientes, promovendo de forma lúdica e educativa através de jogos e experiências”, disse a enfermeira da Segurança do Paciente, Raquel Garcia.

A enfermeira do Hospital Emílio Carlos explica que foram montados seis estandes, cada um representando uma das ‘Seis Metas Internacionais da Segurança do Paciente’, conjunto de medidas da OMS-Organização Mundial da Saúde que ajudam as instituições de saúde a oferecerem assistência cada vez mais eficiente e segura para seus clientes, seja no diagnóstico ou no tratamento. “Em cada espaço foi abordado de forma lúdica sobre os seis temas, que são: identificação segura do paciente, comunicação efetiva, melhorar a segurança dos medicamentos, cirurgia segura, reduzir risco de infecção associado ao cuidado e reduzir os danos aos pacientes resultantes de queda para que os profissionais pudessem internalizar a informação e vivenciar a segurança do paciente na prática”.

Nas dinâmicas os participantes desenvolveram seus conhecimentos por meio de palavras-cruzadas, jogo da memória, tabuleiro, caixa de diálogo, entre outras.

A diretora de Saúde e Assistência Social, Renata Rocha Bugatti, destacou a importância da ação, explicando que a segurança do paciente é responsabilidade de todos. “Cada um de nós pode melhorar a segurança do paciente, seja profissional de saúde, colaborador, usuário ou acompanhante. O sucesso da campanha depende da participação de todos nesse movimento; por isso todos os setores da Fundação estiveram envolvidos no projeto”, disse.

Texto: Alan Gazola – Comunicação & Marketing FPA