Passar pela terceira idade com mais qualidade de vida. Esse lema tem envolvido idosos em atividades na Coordenadoria de Inclusão Social de Catanduva. Eles representam 70% do público atendido no local.
No Dia Nacional do Idoso, nesta terça-feira, 1º de outubro, levantamento do setor aponta que a cidade conta com um grupo bem ativo. Prova disso é que cerca de 900 matrículas são preenchidas por pessoas da terceira idade. Parte deles pratica mais de uma modalidade.
A rotina na Inclusão é movimentada e o público idoso é presença marcante em aulas de hidroginástica, vôlei, natação, atletismo, dança, alongamento e condicionamento físico. As atividades são realizadas nos períodos da manhã, tarde e noite, com acompanhamento de profissionais de educação física.
A prática das atividades abre novos horizontes aos participantes. Tanto que os idosos de Catanduva são assíduos no Jori (Jogos Regionais do Idoso). Na edição deste ano, realizada na Estância Turística de Santa Fé do Sul, a Cidade Feitiço levou 120 atletas da terceira idade para a competição.
Dentre os participantes, boa parte dos idosos tem mais de 80 anos, já que a grade contempla também pessoas na faixa etária a partir dos 50 anos, além de pessoas com deficiência. Quem quiser participar das atividades deve fazer a matrícula na sede da Inclusão Social, que fica na rua 15 de Novembro, nº 1.600.
No ato da inscrição, é necessário apresentar documentos pessoais para preencher o cadastro e cópia atestado medico com a indicação de aptidão para praticar a modalidade de interesse. Informações: 17 3523-8259.
Imagem: Divulgação/Inclusão Social