Com clima futurístico, obra ‘Jardins do Fotúreto’ mistura fotografia, vídeo, performance e áudio binaural, podendo ser assistida gratuitamente
Criada especialmente para o ambiente virtual, a instalação multimídia “Jardins do Fotúreto” estreia neste domingo, 12 de julho, misturando fotografia, videoarte, performance e áudio binaural (sistema que reproduz a forma como os sons são captados pelo ouvido humano).
O público poderá assistir gratuitamente a partir das 15h, pelo site www.fotureto.com.br, que ficará no ar pelo período de 12 meses. A obra reflete sobre o surrealismo das ações humanas em nossos dias e seus reflexos no amanhã. É o primeiro trabalho produzido durante a pandemia de coronavírus pelo coletivo multimídia de pesquisa e fusão de linguagens artísticas Agrupamento Núcleo 2, sediado em São José do Rio Preto (SP).
Na estreia, os artistas do Núcleo 2 farão um vernissage online, por meio de uma live no YouTube (canal Agrupamento Núcleo 2) e no Facebook (perfil @agrupamentonucleo2). Com isso, o público poderá conversar com os artistas ao mesmo tempo em que acessa o site com a instalação.
Em uma atmosfera futurística, a obra investiga a relação da humanidade com a tecnologia, sua dependência desses dispositivos, a privacidade roubada, a transformação nos relacionamentos, nos corpos e na vida em sociedade em decorrência dela.
O site é composto por um conjunto de quatro performances, nove videoartes e nove fotografias modificadas digitalmente, que vieram do acervo pessoal do artista multimídia Jef Telles, responsável pela concepção, direção e audiovisual.
Ele trabalhou com colagens de imagens da internet sobre fotos de suas andanças por locais como Salar de Uyuni e Potosí, na Bolívia; Castelo de Chambord, na França; Lençóis Maranhenses e Rio Tietê, na cidade de Zacarias, interior paulista.
As imagens são complementadas pelo áudio e, por isso, o público deve apreciá-las usando fones de ouvido binaural. Nas videoartes, as imagens estáticas das fotografias manipuladas digitalmente ganham movimento, apresentando novas situações e complementando a história.
Transformado para o virtual
A idealização do trabalho começou bem antes do coronavírus. “Jardins do Fotúreto” foi um dos projetos selecionados em 2019 pelo ProAC (Programa de Ação Cultural) para produção de exposições inéditas de artes visuais no Estado de São Paulo. Se não fosse a pandemia, o Núcleo 2 faria oito apresentações ao ar livre e duas exibições em espaço fechado.
Performances
Agora, com o distanciamento social, as performances “Sonhos”, “Museu de Gente”, “Tradição” e “Portas da Percepção”, que integram a instalação virtual, serão apresentadas ao vivo nos canais do Agrupamento Núcleo 2 no Youtube e Facebook, entre esta quarta (8/7) e o sábado (11/7), sempre às 21h. Depois, as cenas serão incorporadas ao site. Atuam nas performances os artistas Andressa Maria, Ícaro Negroni, Reni Trombi e Savio D’Agostino.
Interação
Ao debruçar-se sobre o site da instalação “Jardins do Fotúreto”, cada pessoa poderá ter uma interação diferente. O site também trará um minidocumentário sobre o desenvolvimento do projeto, que ajudará o público a entender o universo surrealista da obra. “Desenvolver um trabalho para o digital tem sido uma pesquisa interessante, rica e desafiadora”, diz Telles.
SERVIÇO:
Jardins do Fotúreto, com Agrupamento Núcleo 2
Estreia: Domingo, 12 de julho, às 15h*
Onde: www.fotureto.com.br (o site ficará no ar pelo período de 12 meses)
Grátis
*Na estreia, o público poderá conversar com os artistas ao mesmo tempo em que acessa o site, em um vernissage online transmitido ao vivo pelo canal do YouTube (Agrupamento Núcleo 2) e perfil no Facebook (@agrupamentonucleo2)
Sinopse
Máquinas e humanos se confundem na produção em série dos nossos avatares. Misturando fotografia, vídeo e áudio binaural, a primeira obra virtual do Agrupamento Núcleo 2 se confina dentro do surrealismo dos nossos dias para discutir o mecanismo do amanhã. Ou amanhã mecânico? Acesse o site, coloque o fone de ouvido e descubra os Jardins do Fotúreto por sua conta e risco. Pode ser que você já esteja dentro dele.
Ficha técnica
Concepção, Direção e Audiovisual: Jef Telles
Direção de Arte: Leonardo Bauab
Direção de Fotografia e Transmissões ao Vivo: Fernando Macaco, Guilherme Di Curzio, Zé Tomaz e Vinicius Dall’Acqua
Performers: Andressa Maria, Ícaro Negroni, Reni Trombi e Savio D’Agostino
Produção: Daniela Honório
Produção Técnica: Marcel Barbarotti
Assessoria de Imprensa: Graziela Delalibera
Projeto da Divulgação: Jef Telles
Web Site: Renan Saccoman [Mindy Comunicação]
Agrupamento Núcleo 2 na internet: YouTube: Agrupamento Núcleo 2 | Facebook: @agrupamentonucleo2 | Instagram: @artenucleo2