Planejar os objetivos do ano com metas é o segredo para buscar as realizações
Janeiro é o mês que carrega o recomeço. Pode parecer difícil no primeiro momento, mas traçar novos planos para o ano requer também que a saúde mental esteja nesse processo. A campanha “Janeiro Branco”, desenvolvida ao longo do mês, deixa um importante recado neste ano: “O mundo pede saúde mental”.
De acordo com a psicóloga Daniela Jacomin Zampieri, que atua no hospital da Unimed Catanduva, o olhar para si e o autocuidado são importantes para a busca de um ano com sintonia e bons planos. “Janeiro é o mês que, simbolicamente, nos apresenta uma tela em branco, onde podemos colocar todas as nossas metas e objetivos para o ano que começou. Por isso, é preciso fazer um planejamento sobre como alcançá-las e se elas estão dentro das nossas possibilidades financeiras e emocionais”, explicou.
Uma forma de organizar melhor o planejamento é criar pequenas metas e dividi-las em quatro categorias: pessoais, profissionais, sociais e familiares. Para contemplar melhor cada parte da vida, a dica é criar metas para cada uma dessas categorias.
A psicóloga reitera que as metas para o ano devem ser feitas com “pé no chão”. “Se quero melhorar os hábitos, penso em entrar na academia. Mas, preciso saber quantas vezes por semana vou frequentar. Se eu quero um carro novo, tenho que me planejar financeiramente para o modelo que eu quero comprar”, completou.
Responder algumas perguntas permitirão um melhor direcionamento aos objetivos: “Por que eu quero conquistar essa meta?”; “Quais são meus interesses e paixões?”; “O que é sucesso sincero para mim?”; “O que eu realmente valorizo?”; “Essa meta é uma vontade minha ou de outras pessoas?”. Em contrapartida, a ausência de um bom propósito para a meta pode tornar mais difícil a sua realização ou acarretar em ter um item não solucionado na sua lista.
O mundo pede saúde mental
Com o tema “O mundo pede saúde mental”, a nona edição da campanha Janeiro Branco ressalta o cuidado com a saúde mental e a qualidade emocional e reforça a importância em se falar sobre o assunto.
A Unimed Catanduva disponibiliza em seu Guia Médico uma rede de prestadores nas áreas da psiquiatria e psicologia, além da equipe multidisciplinar da Medicina Preventiva. Acesse www.unimedcatanduva.com.br e saiba mais.
Foto: Divulgação